Assembleia Geral do ASUFPel em dia de Paralisação Nacional: Ruptura de Acordos, Resistência e Fortalecimento da Luta
Na tarde do dia 16 de outubro, o ASUFPel realizou sua Assembleia Geral, abordando questões locais e nacionais de extrema relevância para os Servidores Técnico-administrativos em Educação (TAE). Entre os relatórios locais, destacou-se um sério desacordo ocorrido durante a última reunião do Conselho Universitário (CONSUN) da Universidade Federal de
Pelotas (UFPel), realizada no dia 11 de outubro de 2024, tendo como tema central: A eleição da Lista Tríplice para os cargos de Reitor(a) e de Vice-Reitor(a) da UFPel – Gestão 2025/2028.
Durante a Assembleia foi registrado que os TAE, eleitos/as de forma legitima por seus pares, para fazer a representação junto ao CONSUN, foram impedidos de se manifestar no inicio da reunião do conselho. O evento foi descrito como uma afronta à democracia, pois, entre outros argumentos, seu edital foi construído as pressas, de forma unilateral e sem consulta prévia aos interessados pela pauta.
Nos relatos nacionais, foi feita a leitura do Informe da FASUBRA (ID), destacando o Encontro da Comissão Interna de Supervisão (CIS), o Encontro dos Aposentados da FASUBRA e, uma reunião com o governo federal, que reafirmou o compromisso de cumprir o Acordo de Greve.
Por fim, a Assembleia votou os/as delegados/as que irão participar da Plenária Nacional da FASUBRA, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de outubro. Os nomes eleitos foram: Paulo Vitor e Felipe Couto pela base, e Mara Beatriz pela Coordenação (com Barto Olivan de Farias, como suplente).
A Coordenação da ASUFPel agradece a participação ativa de todos e de todas na Assembleia, reforçando a importância da união e do engajamento de cada servidor/a na luta pelos direitos da categoria.
Filie-se ao ASUFPel !!!
ASUFPel 45 Anos – Uma História de Lutas.