Sombra

Assembleia de Greve avalia proposta do Governo

Quinta-feira - 13 de junho de 2024

Assembleia de Greve avalia proposta do Governo
 

Na manhã desta quinta-feira, 13 de junho de 2024, os Servidores Técnico-administrativos em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), representados pelo ASUFPel, se reuniram na sede central da entidade para uma Assembleia Greve (AG). A reunião, conduzida pelos Coordenadores Mateus Tavares (Comunicação), Antonio Azambuja (Geral) e Barto Olivan de Farias (Administração e Financeira), teve como pauta o resultado da reunião com o Governo ocorrida em 11 de junho, além de informes locais e nacionais.
 

Após a aprovação da pauta, Barto Olivan de Farias e Mateus Tavares, que estiveram no Comando Nacional da Greve (CNG) da FASUBRA , relataram as dificuldades enfrentadas no CNG, destacando divergências políticas e até episódios de tensionamento entre os participantes. O clima no CNG foi descrito como tenso, refletindo a complexidade das negociações e a necessidade de união da categoria.
 

Na sequência, a mesa responsável pelos trabalhos apresentou a nova proposta do governo, ainda não oficializada, visto que a FASUBRA não recebeu notificações formais sobre os encaminhamentos. A proposta discutida contempla os seguintes pontos:

1) Índices de recomposição salarial

2024: 0%

2025 (janeiro): 9%, com step de 4,0%

2026 (abril): 5%, com step de 4,1%

2) Correlação entre os níveis de classificação tomando como referência o piso do nível E (100%): A - 36%, B - 40%, C - 50% e D - 61%.

3) RSC: criação de GT para regulamentar a implementação em 6 meses, com efeito financeiro em 2026.
 

A assembleia destacou a necessidade de uma análise detalhada da proposta governamental. Foi anunciada a realização de nova assembleia na próxima terça-feira, 18 de junho de 2024, provavelmente à tarde, para que os servidores possam deliberar sobre os encaminhamentos e estratégias de ação.
 

O ASUFPel segue mobilizado, determinado a proteger e promover os direitos e benefícios dos servidores técnico-administrativos da UFPel.