Terça-feira - 23 de abril de 2024
Unanimidade na Greve: TAE representados/as pelo ASUFPel continuam mobilizados por reajustes justos
Na manhã deste 22 de abril de 2024, ocorreu mais uma Assembleia de Greve do ASUFPel. A atividade reuniu os/as representados/as da categoria dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) de Pelotas e Capão do Leão. A mesa responsável pelos trabalhos foi conduzida pelos/as Coordenadores/as Mara Beatriz Gomes (Geral), Antonio Azambuja (Geral) e Mateus Tavares (comunicação).
A pauta central da assembleia incluiu os informes do Comando Nacional de Greve (CNG) da FASUBRA e a inclusão da discussão sobre o Fundo de Greve. Um ponto crucial para contextualizar a situação foi à proposta apresentada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) apresentada na 4º mesa especifica da carreira: um reajuste de 9% em 2025 e de 3,5% em 2026, com início do reajuste em janeiro do próximo ano e em maio de 2026. No entanto, para 2024, não está previsto nenhum reajuste salarial, segundo o governo, devido a restrições orçamentárias.
Após intensos debates, a categoria deliberou por ampla maioria sobre o Fundo de Greve, decidindo que o pagamento deste ficou sobrestado até os ganhos da greve, para os casos citados na discussão da Assembleia. Ficou estabelecido também que a Assembleia permanecerá aberta para discutir propostas vindas do CNG. Os TAE deixaram evidenciado, por unanimidade, que não aceitam a ausência de reajuste em 2024, reafirmando assim a continuidade da greve.
Além disso, a Assembleia deliberou pela exigência de informações detalhadas sobre o montante financeiro que o governo está destinando à carreira, bem como a cobrança de estudos de impacto financeiro.
O ASUFPel volta a chamar à ação, incentivando uma ampliação das estratégias grevistas e reforçando o compromisso firme da categoria em conquistar suas reivindicações.
Vem para a greve – Filie-se ao ASUFPel.
ASUFPel 44 Anos – Uma História de Lutas.