Sombra

Negociação com MGI e MEC avança nos últimos dias

Quinta-feira - 11 de abril de 2024

Negociação com MGI e MEC avança nos últimos dias

 

A negociação entre o FONASEFE, o Ministério da Gestão da Inovação em Serviços Públicos (MGI), e Ministério da Educação (MEC) avançou nos últimos dias, quarta e quinta-feira, 10 e 11 de abril, respectivamente. Presentes no Comando Nacional de Greve (CNG) em frente ao Ministério do Trabalho, os representantes do ASUFPEL-Sindicato, Mateus Tavares e Barto Farias, acompanharam a reunião a reunião do dia 10 e relataram otimismo com o andamento das negociações.

 

Próximo de fechar um mês de greve, os TAEs seguem engajados na luta, no CNG os coordenadores do ASUFPEL destacaram que o otimismo, está se tornando realidade. "Tivemos um bom diálogo com o MGI e o governo sinalizou positivamente em relação a algumas de nossas demandas", disse Mateus Tavares. "Ainda não há uma definição sobre valores, mas a expectativa é que a resposta seja positiva", completou Barto Farias.

 

A coordenação geral da FASUBRA, que está junto aos companheiros de base no CNG, destacou vários pontos já alcançados.

 

Reunião do dia 10 do FONASEFE com o MGI:

 

-As categorias devem realizar assembleias, com o objetivo de aceitar um termo de acordo (parágrafo segundo do artigo segundo), onde é explicado que as categorias que não estão em greve, não devem entrar, pois nesse caso, a negociação com essa categoria seria encerrada imediatamente. Este ponto não atinge a FASUBRA, nem a sua base.

 

-Nessas assembleias, é pedido que sejam aceitos os valores dos reajustes propostos pelo governo.

 

-Foi solicitado pela FASUBRA, que os aposentados tivessem uma mudança no ressarcimento de saúde, para um auxilio, uma vez que, a maioria dos aposentados não tem planos de saúde e consequentemente, não tem acesso a esse valor. Porém, segundo os representantes do Governo, isso é inviável financeiramente, pelo menos após a análise preliminar, mas foi feita uma contraproposta de uma tabela social, onde quem tem mais idade e recebe menos, terá um aumento maior no ressarcimento.

 

-Foi informado que todas as categorias terão mesas especificas abertas até julho deste ano.

 

-Após os acordos com cada categoria ser fechado, irá ser redigido um Projeto de Lei (PL), enviado para a Casa Civil e após, enviado para o Congresso para votação.

 

-Foi destacado por José Lopez Feijó, secretário de Gestão de Pessoas e de Relações de Trabalho do MGI, que estão encerradas as negociações lineares, como o reajuste emergencial de 9%, em 2023.

 

-Foi citado por Gregório Durlo Grisa, secretário executivo adjunto do MEC, que já estão fechados acordos com 11 categorias, e estão próximos do acerto, mais três, dentre as quais se destaca a FASUBRA.

 

Reunião do dia 11, do MEC com a FASUBRA:

 

-Ficou acertado que no dia 06 de maio de 2024 irá ser uma reunião setorial, cada parte que compõe a mesa irá discutir com a sua respectiva categoria para juntar as demandas de todos.

 

-Foi pedido para que dentro das demandas que a FASUBRA elenque as suas prioridades para já ser debatido, no dia 06 de maio.

 

-Caso não tenha nenhum contratempo, a meta é chamar a mesa específica para a semana que vem, para apresentar o orçamento disponível.

 

-Promessa de reestruturação, ainda nesse governo.

 

-Chegar a um acordo para o fim da greve, em até 15 dias.

 

Enquanto aguardam a resposta em definitiva do MGI, os TAEs em greve continuam mobilizados ao redor do país, com mais de 60 Universidades agregadas ao movimento paredista. Para mais informações, continue acompanhando as mídias sociais do ASUFPEL-Sindicato.

 

#taemgreve

Vem para a greve – Filie-se ao ASUFPel.

ASUFPel 44 Anos – Uma História de Lutas.