Sombra

ASUFPel-Sindicato: 1º Dia de Greve dos TAEs na UFPel

Terça-feira - 19 de março de 2024

ASUFPel-Sindicato: 1º Dia de Greve dos TAEs na UFPel


No dia 18 de março de 2024, teve início a greve dos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) representados pelo ASUFPel. O Ambulatório da Faculdade de Medicina foi o ponto de concentração para a mobilização que marcou o início das atividades grevistas da categoria na UFPel. Durante o ato, os/as servidores/as acolheram os pacientes do Ambulatório com a distribuição de alimentos, e também entregaram materiais explicativos detalhando os motivos da deflagração da greve e os principais pontos da pauta de reivindicações.
 

No eixo específico, a categoria reivindica orçamento para reestruturação do Plano de Carreira (PCCTAE) e recomposição salarial, com três parcelas anuais de 10,34% (2024 a 2026). Já na pauta geral, a categoria demanda reposição do orçamentos das instituições federais de ensino, no mínimo, ao patamar do ano de 2015; melhores condições de trabalho e qualidade de vida no ambiente laboral; a revogação de normativas que impedem a realização dos concursos e a renovação do quadro de servidores (tais como os Decretos nº 10185/2021 e nº 9.262/2019) e demais Normas Regulamentadoras (NR) que dificultam o acesso aos adicionais ocupacionais (como insalubridade e periculosidade); entre outras reivindicações.
 

Ao reforçar seu compromisso com a luta dos/as Técnico-Administrativos em Educação da sua base, o ASUFPel volta a convocar todos/as/es a se unirem nas atividades de mobilização da greve, ressaltando a importância da participação ativa na busca por melhores condições de trabalho e valorização profissional. A greve segue forte, acompanhando a iniciativa convocada pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA Sindical), no curso da campanha que busca negociação com o Governo Federal, que, na primeira semana de atividades, já alcançou 85% das universidades federais!

Acompanhe os informes e agenda do movimento paredista nas plataformas de comunicação do ASUFPel.

ASUFPel 44 Anos – Uma História de Lutas.