Sombra

Atenção, leia o oficio enviado à reitoria da UFPEL a respeito da Greve

Quinta-feira - 14 de março de 2024

Atenção, leia o oficio enviado à reitoria da UFPEL a respeito da Greve

À Reitora da UFPel, 


Em atenção ao Memorando-Circular nº 4/2024/GR/REITORIA, vimos por meio deste intensificar o diálogo estabelecido entre o ASUFPel-Sindicato e a Reitoria da Universidade, na reunião de 08 de março de 2024, em que foi discutida a iminente deflagração de greve da categoria dos técnicos-administrativos em educação da UFPel.

Considerando o compromisso firmado pela Gestão de debater a reposição do trabalho represado após o término do movimento grevista, frente ao acordo de greve a ser firmado em nível nacional entre FASUBRA e MGI, na assembleia-geral da categoria de 11 de março de 2024, em que foi deflagrada, por ampla maioria, a greve da categoria a contar de 18 de março de 2024, por tempo indeterminado, foram estipuladas algumas orientações para a organização do movimento paredista na UFPel, a saber:

●    Comunicação sobre a adesão à greve: a fim de evitar possíveis tensionamentos entre servidor e chefia imediata, a adesão do(a) trabalhador(a) ao movimento paredista será comunicada ao Sindicato, o qual, de forma institucional, informará à Reitoria. No decorrer da próxima semana, o Comando Local de Greve indicará o modo específico de efetivação dessa comunicação.

●    Livre exercício do direito de greve: a greve é direito constitucional do trabalhador (art. 37, inc. VII da Constituição Federal), independentemente se está em estágio probatório, PGD ou ocupa cargo de direção/função de confiança.

●    Serviços essenciais durante a greve: o rol de atividades essenciais decorre de previsão legal (Arts. 9 e 10 da Lei n.º 7.783/1989). Entretanto, a dinâmica de funcionamento desses serviços durante o movimento paredista será estabelecida de modo dialógico entre a Gestão e a Comissão de Ética da Greve, que pode ser acionada frente ao seguinte endereço eletrônico: greveasufpel2024@gmail.com.


Na oportunidade, informamos que, na data de ontem (13/03), foram instalados o Comando Local de Greve (CLG) e demais comissões do movimento, as quais podem ser acionadas no endereço eletrônico supracitado.

Ao fim, reafirmamos o compromisso do bom diálogo e nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos.


Saudações sindicais,


A Coordenação