Sombra

“Vergonha”: Senhoras e senhores, pagamos o pedágio mais caro do Brasil

Sexta-feira - 12 de janeiro de 2024

“Vergonha”: Senhoras e senhores, pagamos o pedágio mais caro do Brasil

O ASUFPel, representado pela Coordenação (Tereza Fujii e Carlos Amaro Brum) e pela base, esteve na manhã desta sexta-feira, 12 de janeiro de 2024, junto com o MST, CUT, Partidos Políticos de Esquerda (PT, PSOL, PCdoB, PDT), Vereadores/as e lideranças de toda região, em um ato de resistência chamado pela CUT/Regional, no pedágio de Capão Seco, localizado entre Pelotas/RS e Rio Grande/RS (BR-392).

Os/as manifestantes, que em dado momento mantiveram as cancelas abertas do posto de coleta do Capão Seco, exigem que os valores aumentados (28,9%,) pela ECOSUL no Rio Grande do Sul (BRs 116 e 392), passando a quase R$ 20,00 para automóveis de passeio, sejam revistos imediatamente.

A Coordenação do ASUFPel entende ser uma vergonha o valor cobrado nos pedágios do Rio Grande do Sul, e indaga: Hoje um caminhão paga mais de 1800 reais para ir e  vir de Porto Alegre ao Porto de Rio Grande, como uma região empobrecida como essa vai conseguir se desenvolver assim?

Cinco praças da ECOSUL no sul do Rio Grande do Sul passaram a cobrar um reajuste de 28,9%, desde o 1° de janeiro de 2024. A organização do movimento informou que a discussão sobre o reajuste nos pedágios continuará, enfatizando que busca uma revisão sobre o tema feita pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

ASUFPel 44 Anos – Uma História de Lutas.