Terça-feira - 21 de novembro de 2023
Marcha celebra a Consciência Negra e destaca legados culturais de Pelotas
No último sábado, 18 de novembro, ocorreu a Marcha Mestra Griô Sirley Amaro, uma expressiva manifestação de resistência organizada por diversas entidades de luta, entre as quais o Grupo de Trabalho (GT) Negros e Negras do Sindicato do ASUFPEL, representado pelas companheiras Mara Beatriz (Coordenadora Geral) e Catharina Motta, juntamente com sócios e sócias do sindicato. O evento, que teve início no Altar da Pátria e se estendeu até a Praça Coronel Pedro Osório, tomou as ruas de Pelotas/RS para celebrar o Dia da Consciência Negra, prestando uma homenagem especial à Mestra Griô Sirley Amaro.
O ato, que teve seu inicio marcado por preces ecumênicas entoadas por líderes cristãos e do povo de terreiro, percorreu a Avenida Bento Gonçalves e ruas centrais, chegando à Praça Coronel Pedro Osório, onde, ao longo do dia, diversas atividades culturais destacaram a rica herança afro-brasileira. Mais do que proporcionar um momento de reflexão sobre a importância da Consciência Negra, o evento ressaltou a relevância de reconhecer e celebrar os legados culturais que moldam a identidade do povo pelotense.
Ao destacar a vida e obra de Sirley Amaro, a Marcha reafirmou o compromisso de promover a diversidade e combater qualquer forma de racismo que ainda persista em nossa sociedade. O evento evidenciou a união e a força da comunidade na luta por igualdade e inclusão.