Sexta-feira - 27 de outubro de 2023
Luta pela paz e defesa do direito de existir
Na tarde de ontem, dia 26 de outubro de 2023, ocorreu um movimento emblemático, inúmeras pessoas se reuniram em várias cidades para demonstrar apoio às pessoas que sofrem com o genocídio que acontece no Oriente Médio. Em Pelotas/RS não foi diferente, dezenas de cidadãos e cidadãs se organizaram na Esquina Democrática, no chafariz do calçadão, logo após, marcharam entoando palavras de ordem em defesa da paz e pelo fim da segregação que o povo palestino sofre a mais de 70 anos.
Mesmo distante, os sentimentos de todos e todas que assistem as imagens horrendas da guerra que ocorre na Faixa de Gaza (território Palestino) são os mesmos, de revolta, tristeza e indignação. Entre os vários fatores que fomentaram a guerra, está a retirada do povo palestino de terras que são suas por direito, além de uma total ineficiência da Organização das Nações Unidas (ONU), a qual enxerga apenas o lado bélico do conflito, ignorando os mais de 6 mil mortos em território árabe.
O movimento realizado em Pelotas, assim como, os que aconteceram em outras cidades do Brasil é um aviso de que a sociedade civil não aceita a injustiça, o genocídio e o extermínio de nenhum povo, e principalmente, que o foco de todas as lutas deve ser em busca da paz e da harmonia entre os iguais.
ASUFPEL 44 Anos - Uma História de Lutas.