Sombra

ASUFPel na luta pela educação pública e pelo retorno do desenvolvimento nacional.

Sexta-feira - 16 de dezembro de 2022

ASUFPel na luta pela educação pública e pelo retorno do desenvolvimento nacional.

Na quarta-feira, 14 de dezembro de 2022, duas atividades de resistência foram realizadas, com contribuição de companheiros e companheiras, pelo ASUFPel, ADUFPel, SINASEFE e DCE da UFPel, na cidade de Pelotas/RS. A 1º no centro histórico do munícipio e a 2º, na Câmara de Vereadores da cidade, em uma Audiência Pública, chamada pelo Vereador Jurandir Silva (PSOL).

O governo contingencia e corta do já insuficiente orçamento destinado as Instituições Federais de Ensino (IFEs), há anos, em Pelotas, tanto o Instituto Federal Sul Rio-Grandense (IFSUL) quanto a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), já tiveram negados montantes que inviabilizam seu funcionamento. Esta afronta, atinge diretamente mais de 400 mil pessoas, pois, com as migalhas recebidas, as IFEs deixam de oferecer serviços a comunidade de Pelotas e região, como: os ligados a pesquisa, a saúde e a educação.

No evento das 19h, "Audiência Pública, cortes na educação: Impactos em Pelotas e região". A Coordenadora Geral do Sindicato-ASUFPel e Diretora Nacional da FASUBRA, Tereza Fujii, em seu espaço de fala, apontou o retrocesso pelo qual os trabalhadores e trabalhadoras tiveram que passar no últimos seis anos. "Resistimos muito, porque se não teria sido pior, não é atoa que quem assistiu a entrega dos relatórios da Comissão de Transição, viu 23 páginas de Instruções Normativas e Decretos, que atacam a população brasileira, com estes documentos podemos perceber toda a destruição que este governo promoveu em quatro anos", argumentou Fujii.

Ao final de sua explanação, Tereza disse estar esperançosa com o novo momento político que virá em 2023. "Quero falar um pouco de esperança, eu participei da comissão de transição, pela primeira vez, desde o golpe sofrido pela Presidenta Dilma, nós pudemos ser ouvidos, conseguimos propor projetos, fazer uma intermediação. O que também nos deu esperança, foi a qualidade do grupo que ali estava, que entendeu as pautas e se colocou a disposição", destacou a sindicalista.

Fotos: ASUFPel e ADUFPel.