Sábado - 02 de setembro de 2017
A primeira Assembleia Geral de 2017 do Sindicato ASUFPel, aconteceu na manhã desta quarta-feira, 15 de fevereiro. O encontro teve boa participação dos Servidores Técnicos Administrativos em Educação, que discutiram entre outros temas: o cargo de Superintendente do Hospital Escola (HE-UFPel); a proposta de reforma da Previdência Social; e o atual momento político do país.
Já na abertura dos trabalhos a mesa responsável composta pelos Diretores: Maria Tereza Tavares Fujii, Everson Mascarenhas e Liliane Griep, indicou a aprovação da pauta, que foi acolhida pelos participantes da Assembleia. O primeiro informe foi direcionado ao curso de formação política que o sindicato irá oferecer na primeira quinzena do mês de março de 2017. O curso que a princípio terá uma carga de 16 horas, será ministrado pelo professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Helder Molina, os temas que serão abordados ainda estão em discussão.
Na sequência foi listado o tema central da Assembleia - proposta de reforma da Previdência Social. Depois da leitura de um resumo contendo alguns itens da proposta, a mesa abriu espaço para as intervenções dos sócios da entidade. Em termos gerais, as falas foram direcionadas para que a categoria e os demais trabalhadores, tanto do setor público quanto do setor privado, deveriam continuar fortificando a busca por democracia e a manutenção dos direitos sociais.
Ao final, a Assembleia decidiu por reunir um grupo para buscar alternativas e assim se contrapor a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016. A primeira reunião do grupo, que é aberta aos TAE`S da UFPel, será realizada amanhã, 16 de fevereiro, às 18h, na sede central do sindicato.
---------------------------------------------------------------
Provável tramitação Câmara dos Deputados Federais : Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016
Terça-feira, dia 14 de março - apresentação o plano de trabalho.
Quarta-feira, 15 de março - leitura do parecer de Maia.
Terça-feira, 21 de março, será votado o texto na comissão especial da Reforma da Previdência.
Uma semana depois, 28 de março, será votado em primeiro turno no plenário da Câmara Federal.
No dia 6 de abril, o texto será votado em segundo turno pelo plenário.