Sombra

Plenária Nacional da FASUBRA aprova Plano de Lutas

Plenária Nacional da FASUBRA aprova Plano de Lutas e consolida a luta feminina

Entre os dias 15 e 16 de julho de 2023, ocorreu a Plenária Nacional da FASUBRA, que contou com participação de 150 delegados e delegadas (76 homens e 74 mulheres) de 36 entidades da base da Federação. Na ocasião, o ASUFPEL-Sindicato foi representado por Daniel Berbare, Liliane Griep, Mateus Tavares (Coordenador de Imprensa do ASUFPel) e Tereza Fujii (Coordenadora-Geral do ASUFPel e Diretora Nacional da FASUBRA).

No sábado (15), foram debatidos e aprovados itens pendentes do XXIV CONFASUBRA, realizado em maio, referentes a ações de combate ao racismo, juventude e movimento sindical, hospitais universitários, comunicação e terceirização. No mesmo dia ocorreu a posse festiva da nova Direção Nacional e Conselho Fiscal da Federação para o triênio 2023-2026. Em cerimônia emocionante que homenageou Vânia Galvão, primeira mulher presidente da FASUBRA (em 1984), a liderança feminina na luta sindical foi consolidada. Pela primeira vez na história da Federação, a Direção-Geral é composta exclusivamente por mulheres: Cristina del Papa (SINDIFES), Ivanilda Reis (SINTUR/RJ) e Loiva Chansis (ASSUFSM). Essa gestão também marca a conquista da paridade de gênero no comando da entidade, que reconduziu Tereza Fujii à Coordenação de Aposentados e Assuntos de Aposentadorias.

No domingo (16), último dia de Plenária, foi realizado o debate de análise de conjuntura e do plano de lutas. Fujii destaca que este momento foi de disputa acirrada em relação aos caminhos a serem adotados na mesa de negociação com o Governo no que pertine à campanha salarial e reestruturação da carreira. Como deliberação final, foi aprovado que a FASUBRA oriente as bases a realizar mobilizações em 04 de agosto, quando o governo deve apresentar a proposta de orçamento para 2024. Para tratar deste e outros temas, o ASUFPEL-Sindicato realizará assembleia na próxima quarta-feira, dia 02 de agosto, com primeira chamada às 14h e início às 14h30min.

ASUFPEL 44 Anos - Uma História de Lutas.