ASUFPel entrevista João Pereira da Silva, que dedicou décadas de serviços à UFPel.
Segunda-feira - 10 de julho de 2023
Link Copiado
ASUFPel entrevista João Pereira da Silva, que dedicou décadas de serviços à UFPel. “Entrei na Universidade em 1960, trabalhava na vigilância, eu era ronda”, conta ele.
O Sindicato-ASUFPel esteve na tarde do dia 4 de julho de 2023, no município do Capão do Leão/RS, bairro Jardim América. Lá, Sidinei Tarouco, Coordenador da pasta de esportes e eventos da entidade representativa dos TAE`s de Pelotas e Capão do Leão, encontrou o senhor João Pereira da Silva, ele, aposentado, oriundo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Seu João, que é pai do saudoso ex. Coordenador e um dos fundadores do Sindicato-ASUFPel, Fernando Antônio Falcão e avô da servidora da UFPel, sócia do ASUFPel, Evelise Sampaio da Silva, carrega consigo uma linda história, de amor e perseverança, pela Instituição Federal de Ensino.
Na abertura da entrevista, o vigilante faz questão de citar a sua cuidadora, Elaine de Menezes Santa. “Essa senhora que me cuida, faz 15 anos, se não fosse ela eu não estaria vivo, ela me cuida muito bem”, descreve João.
Dona Santa fala da relação entre ela e seu João, como sendo de pai e filha. “Muito aprendizado e muitas histórias que ele me conta. Para mim, ele é um pai adotivo. O meu pai morreu muito novo, com 55 anos, então eu adotei ele como meu pai". A cuidadora descreveu o carinho que sente pelo entrevistado. “Eu não tenho palavras para explicar o que ele significa para mim, ele é tudo. Eu levanto e a primeira coisa que faço é ver ele”, finalizou Elaine.
A conversa com seu João segue, e o aposentado lembra-se de um dos momentos mais importantes de sua história, junto à Universidade. “Eu comecei no contrato da Verba Três, quando terminou, o que era chefe fez um jantar, convidando toda a turma para avisar que a verba tinha terminado. Por isso, era obrigado a dispensar os trabalhadores, porém, ficariam o Romeu, que era motorista e eu, que trabalha na guarda”, disse de forma entristecida seu João.
Quando perguntado se existiam problemas na atividade que ele exercia, o entrevistado buscou em seus pensamentos, foi as lagrimas, respirou fundo, e respondeu. “Alguns problemas aconteciam, muitas pessoas para a gente cuidar, além disso, tinha os materiais, eu trabalhava de dia e de noite”. Seu João, também manifestou admiração e respeito pelo seu ex. encarregado, Renato Rodrigues Peixoto . “O Peixoto me deu uma cama, uma capa, um fardamento e um revolver, porque eu tinha que cuidar de dia e de noite a universidade”, de forma emocionada, disse o senhor Silva.
Seu João, orgulhosamente, destacou que seus parentes, assim como ele, defenderam as cores da UFPel, no início das atividades da Instituição Federal de Ensino Superior. “O meu filho trabalhou na universidade, o meu irmão Orobaldo também. Nessa época a UFPEL só tinha agronomia, cozinha, e o prédio do CT-Sul”, informa Silva.
Quando indagado sobre o atual momento político nacional, seu João manifestou sua satisfação em ter Luiz Inácio Lula da Silva, como Presidente do Brasil. “Tenho acompanhando o Lula, é um mandato especial, ele esta trabalhando muito bem, e eu sou fã dele. A gente gosta dele porque é um Dr. pelo pequeno”, disse orgulhosamente seu Silva.
No final da entrevista, de forma sorridente, seu João e dona Elaine, agradeceram ao Sindicato-ASUFPel pela lembrança, acentuando sua estima pela entidade de 44 anos de história. No dia 6 de julho de 2023, seu João Pereira da Silva, completará 102 anos de idade, mais de dez décadas vida, um período de respeito, tolerância e amor pelo próximo.
Curta ASUFPEL - Sindicato dos Servidores Federais em Educação de Pelotas e Capão do Leão
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies.
Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa
Política de Privacidade.