Em Brasília/DF, na tarde de ontem, 28 de fevereiro de 2023, em uma 2º rodada de negociação, as entidades representativas dos Servidores Públicos Federais (SPFs), entre elas a FASUBRA, escutaram do Governo Federal que a proposta de reajuste emergencial de 7,8% e R$ 200 no vale alimentação para 2023, poderia ser ampliada.
Na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), reestabelecida em 16 de fevereiro de 2023, as representações sindicais, informaram ao governo que as assembleias das entidades de base deliberaram que a proposta inicial, referente ao reajuste emergencial, não era suficiente. Que o governo usasse os 11,2 bilhões destinados para o reajuste apenas nos salários e, que um outro quantitativo fosse direcionado para o vale alimentação. Justificando, que os/as servidores/as públicos somam uma perda no último período na casa dos 27% em seus salários, uma defasagem que dura 7 anos.
A FASUBRA, além de cobrar datas para o início das negociações especificas da carreira dos/as Servidores/as Técnico-Administrativos em Educação (TAE`s) com o Ministério da Educação (MEC), salientou a necessidade de tratar de projetos que atacam os/as TAE`s, como: A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020.
O Governo Federal respondeu que tem a intenção de encaminhar a questão do reajuste emergencial de 2023 de forma acelerada, porque deseja começar a tratar do reajuste de 2024. Disse que os valores colocados na mesa de negociação, como proposta inicial (7,8% nos salários e R$ 200 no vale alimentação), poderiam ser revistos e, até ampliados. Em resposta a cobrança da Federação sobre as mesas especificas, informou que dará retorno assim que possível. Salientou que pretende levar propostas que retiram direitos dos/as trabalhadores/as, como à PEC 32, para que sejam discutidas no congresso e assim, buscar retirá-las de pauta.
Ao final, o governo prometeu enviar até sexta-feira, 03 de março de 2023, uma outra proposta financeira de reajuste e, na terça-feira, 7 de março, voltar a se reunir com as entidades representativas, para que um acordo em definitivo sobre a questão seja firmado.
Curta ASUFPEL - Sindicato dos Servidores Federais em Educação de Pelotas e Capão do Leão
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies.
Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa
Política de Privacidade.