Sombra

Sindicato-ASUFPel, acompanha servidores/as em

Quarta-feira - 04 de janeiro de 2023

Sindicato-ASUFPel, acompanha servidores/as em reunião com a Reitoria da UFPel

Eram 9h30min, desta quinta-feira, 22 de dezembro de 2022, quando a recepção da Reitoria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), recebeu uma comitiva, formada por Servidores/as Técnico-administrativos de Pelotas e Capão do Leão, entre eles/as, representantes da Coordenação do Sindicato-ASUFPel.

As trabalhadoras da unidade, escutaram do grupo, a solicitação, com urgência, de uma reunião, para tratar da segurança nos prédios e entorno dos "campi" da UFPel e a abertura do espaço destinado a estacionamento aos fundos do prédio da Biblioteca das Ciências Sociais (BCS). O último caso de violência que o sindicato teve notícias, ocorreu no dia 14 de dezembro, pela manhã, nas imediações do Instituto de Ciências Humanas (ICH). Quando uma servidora Técnico-Administrativa ao chegar em seu local de trabalho, sofreu tentativa de assalto com arma branca, ocasionando marcas físicas e, possivelmente, trauma psicológico.

Depois de alguns relatos da representação sobre o perigo que a comunidade acadêmica tem enfrentado diariamente, foi aberto uma agenda com a gestão da Universidade. Na mesma data, às 11h30min, na sala da Reitora, a representação dos TAE`s, se reuniu com a gestão da UFPel. Na abertura da atividade, uma TAE relatou: “Não é de hoje que vem acontecendo episódios de violência, com alunos, servidores e professores. Será que alguém precisa morrer para que a UFPel tome providências?”, disse a servidora. Por mais de uma hora, a representação da Reitoria escutou os desagrados, quanto a segurança dos/as servidores/as que não aceitam serem deixados de lado, muitos apontaram “descaso” por parte da gestão.

Ao final, quanto à segurança, a gestão informou que iria acolher a demanda, buscando elementos para amenizar o problema. Uma nova reunião ficou agendada para o próximo 29 de dezembro, às 9h, para tratar do espaço de estacionamento nos fundos da BCS. A Coordenação do Sindicato-ASUFPel cobrou fiscalização e ampliação dos mecanismos utilizados para a segurança, argumentando a necessidade de mais cuidados com os/as servidores/as e alunos.

ASUFPel 43 anos - Uma História de Lutas.