Não é de hoje que servidores/as e estudantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sofrem com a falta de segurança nos prédios e nos entornos dos "campi" universitários. No último dia 14 de dezembro, pela manhã, nas imediações do Instituto de Ciências Humanas (ICH), ocorreu incidente que poderia ter tomado proporções bem mais sérias. Quando chegava ao seu local de trabalho, servidora Técnico-Administrativa sofreu tentativa de assalto com arma branca, ocasionando marcas físicas e, possivelmente, trauma psicológico.
É inaceitável que trabalhadores e trabalhadoras tenham que conviver sob a constante ameaça de situações de violência.
Em tempos anteriores, a UFPel junto à Prefeitura e à Guarda Municipal, adotava estratégias preventivas e de proteção no entorno dos prédios universitários, providências estas que necessitam retornar imediatamente!
Logo, é urgente o reforço da segurança na UFPel, principalmente nas imediações de ICH, Centro de Artes (CEArt) e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAURB), e, consequentemente, a abertura do espaço destinado a estacionamento aos fundos do prédio da Biblioteca das Ciências Sociais (BCS).
O ASUFPEL-Sindicato se solidariza com a comunidade universitária na luta por mais segurança na Universidade e seus arredores, ao mesmo tempo em que reivindicava providências urgentes da Gestão Universitária para o equacionamento desse grave problema.
Pelotas, 19 de dezembro de 2022.
ASUFPel 43 anos – Uma História de Lutas.
Curta ASUFPEL - Sindicato dos Servidores Federais em Educação de Pelotas e Capão do Leão
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies.
Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa
Política de Privacidade.