ASUFPel se reúne com a Reitoria da UFPel para tratar do decreto 10.620.
Quarta-feira - 18 de maio de 2022
Link Copiado
ASUFPel se reúne com a Reitoria da UFPel para tratar do decreto 10.620, que transfere as aposentadorias para o INSS.
Na tarde da última segunda-feira, 16 de maio de 2022, o Sindicato-ASUFPel e a ADUFPel se reuniram com a reitoria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), para cobrar a posição da Reitora Isabela Fernandes Andrade com relação ao decreto 10.620. O mesmo tem por objetivo entregar a folha de pagamento dos/as servidores/as aposentados/as e pensionistas da Universidade para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Atualmente é de responsabilidade da PROGEP UFPel gerenciar a folha de pagamentos desde a concessão do benefício. Caso ocorra essa mudança, os servidores passarão a engrossar a fila do INSS, embora a documentação seja entregue na Universidade ela perde o poder de decisão, esse fica com o Instituto, que não dá conta das aposentadorias dos/as trabalhadores/as da iniciativa privada. Deste modo, qualquer desconto na folha ou processo que o/a servidor/a, caso tenha direito, não será mais responsabilidade da UFPel, o que acaba com a autonomia universitária.
Segundo a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Tais Ullrich Fonseca, a UFPel ainda não tratou da contratualização com o INSS, pois ainda tem demanda represada, mas afirma que irá atender as instruções do Governo. Em contrapartida, a Reitora se comprometeu em levar o assunto para a reunião no pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES).
O Sindicato-ASUFPel, e as entidades de base ligadas à FASUBRA e ao ANDES, alertam os/as servidores/as Públicos sobre o risco que correm, e reforçam a sua luta contra o desmonte do Estado brasileiro.
Curta ASUFPEL - Sindicato dos Servidores Federais em Educação de Pelotas e Capão do Leão
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies.
Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa
Política de Privacidade.