Sombra

Comissão Reage HE-UFPel/EBSERH realiza “Consulta informal pela Democracia”

Sexta-feira - 14 de janeiro de 2022

“Consulta informal pela Democracia” acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de janeiro de 2022, nas dependências do HE da UFPel

Centenas de servidores/as representados/as pela Comissão Reage HE UFPel/EBSERH exigem eleições para os cargos eletivos do Hospital Escola da instituição federal de ensino superior

Ontem, 6 de janeiro de 2022, teve início uma campanha que busca a redemocratização no Hospital Escola da UFPel/EBSERH. Para tanto, uma comissão formada por servidores/as da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), com o apoio das entidades representativas da comunidade universitária (ASUFPEL, SINDISEF, ADUFPEL e DCE da UFPel), mostra por intermédio de cartazes, panfletos e falas com os demais integrantes da comunidade acadêmica, o retrocesso estabelecido nos últimos anos no HE.

O grupo, argumenta que o direito de escolher seus gestores/as no Hospital Escola da UFPel foi retirado sem discussão ou consulta aos trabalhadores. Relatam, que o descaso antidemocrático partiu das últimas gestões centrais da Universidade. Reforçam, que no período anterior, depois de muita luta da classe, eleições eram presentes para as unidades do hospital, principalmente para a Gerência de Enfermagem e a Superintendência. "Vivemos em um momento em que a democracia está sendo usurpada dos Trabalhadores dentro do Hospital Escola e os demais setores anexos. Democracia se constrói com diálogo e transparência. Com o intuito de escutar a todos e todas", destaca a comissão em um documento entregue aos setores da UFPel.

A “Consulta Informal pela Democracia” será realizada nos dias 17, 18 e 19 de janeiro de 2022. A organização da atividade, informa que uma urna estará disponível para que tod@s (Alunos/as, servidores/as Técnicos/as e servidores/as Docentes) possam opinar sobre o tema. Uma segunda urna, ficará à disposição no relógio-ponto do HE, nos horários de entrada e saída dos/as servidores/as, a mesma urna será usada em visitas aos inúmeros departamentos do hospital universitário.

E você, gostaria da possibilidade de escolher os seus gestores, através de um processo legítimo, democrático e transparente? Sim ou Não.

ASUFPEL 42 anos – Uma História de Lutas.