Sombra

15 de junho – Dia Mundial de conscientização da não violência contra o/a idoso/a

Segunda-feira - 14 de junho de 2021

15 de junho – Dia Mundial de conscientização da não violência contra o/a idoso/a

Junho, divulgado como: Violeta, é o mês dedicado a conscientizar todos e todas da necessidade de combater à violência contra a pessoa idosa. Aliás, números do Disk 100 (Direitos Humanos) apontam que este tipo de agressão, só no primeiro semestre de 2021, ultrapassou os 33,6 mil casos registrados no país. O enfrentamento desta questão precisa ser compartilhado por cada cidadão e cidadã, o que na prática, propiciará amplitude desta importante causa.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estabelece que os/as idosos/as precisam ter acesso a alimentação, a água, a alojamento, vestuário e cuidados de saúde adequados. Também, reitera que essas garantias devem ocorrer por meio de rendimentos, do apoio familiar e comunitário. Por fim, a organização aponta que estas pessoas, se julgarem apropriado, devam ter possibilidades de trabalhar e, assim conquistarem outras fontes de renda.

É necessário lembrar que nem sempre a violência existe de forma física, mas também ocorre de maneira emocional, verbal, abandono, entre outros tipos. Portanto, se você ou alguém que conhece julgar que está recebendo mãos tratos, é importante denunciar, pois independentemente do caso, violência contra idosos/as é crime, previsto no Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741/03. Todos/as tem direito previsto em lei, de carinho, amor, cuidados e uma vida digna.