Sombra

Coordenação cobra posição da Reitoria da UFPel sobre o trabalho presencial

Segunda-feira - 31 de maio de 2021

Coordenação do Sindicato-ASUFPel cobra posição da Reitoria da UFPel sobre o trabalho presencial

Na última segunda-feira, 24 de maio de 2021, a Coordenação do Sindicato-ASUFPel reuniu-se, de forma virtual, com a Reitora e integrantes da gestão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Em pauta: O retorno ao trabalho presencial dos Servidores/as Técnicos/as, situação dos Servidores/as Técnicos/as da Odontologia, segurança dos/as Servidores/as Técnicos/as do Hospital Escola (HE) e o chamado que alguns Servidores/as Técnicos/as receberam para fazer copias de registros documentais da instituição.

A reunião teve início com a fala da Coordenação do Sindicato, indagando sobre um questionário que os/as trabalhadores/as haviam recebido, indagando se já tinham recebido a vacina contra o COVID-19, a gestão respondeu que a intenção com o questionário é saber o número de vacinados/as, pois, a prefeitura de Pelotas/RS irá começar a imunização dos/as educadores/as municipais a partir do dia 28 de maio, desta forma os/as representantes da Direção da UFPel, tem esperança em conseguir as vacinas, e para isso precisam saber a quantidade de imunizantes necessários para a categoria. Ao final, afirmaram que ‘não há previsão de retorno às atividades presenciais’. Quanto a volta das atividades presenciais da Odonto, a gestão destacou que não estão cobrando horários nem presença no ambiente de forma física dos trabalhadores/as lotados naquela unidade e, que a Direção da Odonto tem autonomia para deliberar sobre as questões vigentes. A Coordenação do ASUFPel salientou a problemática enfrentada pelos/as TAE`s, apontando o perigo eminente de contaminação, mesmo com os servidores/as vacinados, já que, poderiam carregar o vírus para seus familiares e amigos/as.

Com relação aos servidores/as do Hospital Escola (HE), que estão sendo chamados para trabalhar mesmo tendo comorbidades e sem passar por perícia médica, segundo a Reitoria foi uma exigência da direção da EBSERH, que salientou que eles não trabalhariam em área COVID. A Coordenação, se posicionou perguntando se algo tinha mudado, pois os servidores/as estavam afastados/as por conta de serem grupo de risco, algo que não seria normal, já que estamos em pleno aumento do número de infectados na cidade.

O argumento da gestão da UFPel sobre os/as servidores/as não atuarem em áreas COVID não se sustenta, haja vista que o acesso ao HE é o mesmo para todos. Sem acordo sobre o tema a Coordenação do AUFPel encaminhou a problemática para a área jurídica. As dificuldades de interlocução com a gestão do HE, também foram salientadas, neste ponto a Coordenação informou que possuía representação junto ao Conselho de RJUs no HE, da qual foi retirada sem nenhuma explicação e, nem tem conhecimento se o Conselho continua atuando, por fim reforçou a necessidade de diálogo constante.

Sobre alguns Servidores/as Técnicos/as que receberam e-mails chamando para fazer copias documentais da instituição, a gestão informou que trata-se de convite e não de convocação, assim sendo, os/as TAE`s que não estivessem de acordo com a situação, poderiam se afastar da Comissão. A direção do Sindicato entende que foi uma reunião proveitosa que gerou alguns desdobramentos favoráveis e nas pautas que não avançamos, vamos continuar lutando.