Sombra

Corte no orçamento pode fazer a UFPel fechar as portas

Corte no orçamento pode fazer a UFPel fechar as portas
Luta pela manutenção e ampliação das verbas dedicadas a educação pública

Na última terça-feira (27 de maio de 2021) a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançou uma nota notificando que teve um corte de 24,41% de seu orçamento, além disso ainda informa que foi repassado apenas 40,1% do total que a UFPel tem direito a receber, com isso conseguindo manter as portas abertas no máximo até o fim de maio. Mesmo que venha a receber os outros 59,9% faltantes ainda assim não conseguiria chegar ao mês de novembro em funcionamento.

O sucateamento que o Brasil passa nas mãos do desgoverno do atual presidente parece não possuir limites, após congelar os salários dos servidores até 2036, tentar aprovar a Reforma Administrativa no Senado Federal, para terminar com as mínimas garantias de sobrevivência do/a servidor/a. Agora o Ministério da Economia chefiado pelo banqueiro Paulo Guedes, tenta encolher e até mesmo fechar as Universidades Públicas, para assim completar o seu plano de aniquilação de todo o Serviço Público existente no país.

Diante dessa situação absurda o Sindicato-ASUFPel vem a público externar a sua indignação com os cortes que as Universidades vêm sofrendo ano após ano, desde o golpe sofrido pela Presidenta Dilma em 2016. Portanto exigimos que seja repassado o valor integral que as Intuições Federais de Ensino têm direito, para que assim, os alunos e as alunas possam continuar tendo acesso a um Ensino Superior, gratuito, laica, socialmente referenciado e de qualidade.

ASUFPel 41 anos, uma história de lutas.