Sombra

Assembleia do ASUFPel delibera por participar do 30 de setembro, Dia Nacional de Lutas

Quarta-feira - 30 de setembro de 2020

Assembleia do ASUFPel delibera por participar do 30 de setembro, Dia Nacional de Lutas em favor dos Serviços e dos Servidores/as Públicos/as

No dia 28 de setembro de 2020, o Sindicato-ASUFPel realizou, pela internet, a primeira Assembleia da categoria dos Servidores/as Técnicos/as Administrativos/as em Educação de Pelotas e Capão do Leão, um momento histórico que reuniu um bom número de trabalhadores/as. Na abertura do encontro a maléfica Reforma Administrativa proposta pelo Governo Bolsonaro teve destaque. Entre os ataques contidos na Proposta de Emenda à Constituição (PEC), 32/2020 , destaca-se:

. Fim da progressão automática;
. Uma nova regulamentação para as avaliações de desempenho dos/as funcionários/as públicos/as;
. Ataca constitucionalmente o direito de greve dos/as trabalhadores/as;
. A PEC estabelece que servidores/as concursados/as com contratos de duração indeterminada não terão mais estabilidade e poderão ser demitidos.

Os pontos da pauta da Assembleia da categoria tiveram os seguintes encaminhamentos.

- Live para discutir a Reforma Administrativa;
- Incluir a entidade em atividades de resistência do dia 30 de setembro;
- Compartilhar nas redes de comunicação da entidade os materiais produzidos pela campanha do FONASEFE em defesa dos serviços públicos;
- Criar um grupo para debater tele trabalho;
- Iniciar discussão com a gestão eleita para a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), sobre tele trabalho;
- Encaminhar para a Junta da Consulta Informal a decisão de categoria por urnas presenciais e uma intermitente, para o 2º Turno da Consulta Informal para à Reitoria da UFPel. Pela deliberação, 1 das urnas deve ser instalada nas proximidades do Hospital Escola (HE) da Universidade, apenas para os/as profissionais da saúde. Uma outra no Sindicato-ASUFPel, e uma terceira itinerante, que contemple as Unidades Básicas de Saúde (UBSS), o Campos Anglo e o prédio da veterinária.
- Que a Junta da Consulta Informal realize testes de envio para os e-mails dos servidores/as, para que nos dias do 2º Turno da Consulta Informal para à Reitoria da UFPel, o processo tenha um número de participantes maior do que no 1º turno;
- Enviar informações pelo e-mail do Sindicato-ASUFPel para os/as sócios/as informando sobre o 2º turno da Consulta Informal para à Reitoria da UFPel.

A Coordenação do Sindicato-ASUFPel agradece a participação de todos e todas, e convida para que a categoria continue, inclusive pela internet, protestando contra os ataques promovidos pelo Governo.