Sombra

Noite de reflexão, resistência, organização e homenagens

Segunda-feira - 28 de novembro de 2022

ASUFPel - Noite de reflexão, resistência, organização e homenagens

Em um evento ocorrido no mês da Consciência Negra, o Grupo de Trabalho (GT) Negros e Negras do Sindicato-ASUFPel, promoveu nesta última quinta-feira, 24 de novembro de 2022, o evento: “Encontro da juventude negra de Pelotas com a primeira bancada negra do Rio Grande do Sul!”. A atividade, realizada no auditório central da entidade representativa dos TAE`s de Pelotas e Capão do Leão, reuniu um bom número de ativistas, que puderam participar de discussões importantes, sobre variados temas, e apreciar apresentações artísticas e culturais.

O encontro, teve a mesa formada pela Vereadora de Porto Alegre/RS do PT, recém eleita Deputada Estadual/RS, Laura Sito; A Servidora, integrante do GT Negros e Negras do ASUFPel, Adriana Gomes; Os Coordenadores/as do ASUFPel, Carlos Amaro Brum e Mara Beatriz, que também, integram o GT Negros e Negras ASUFPel.

A Coordenadora Mara Beatriz, destacou no cerimonial inicial que o ‘dia não seria apenas de fala, mas um dia para poder trocar, ter um espaço aproximado’. “A gente é plural, não somos únicos, temos as nossas individualidades, fico muito feliz que possamos estar aqui hoje. Especificamente, tem uma questão, eu venho para o movimento sindical, a partir do GT Negros e Negras do ASUFPel, é este lugar que me faz pensar que temos de estar no movimento sindical”, argumentou a sindicalista.

Laura Sito, destacou as dificuldades vividas por negros e negras e colocou seu mandado de Vereadora (vigente) e de Deputada Estadual, a partir de janeiro de 2023, à disposição, para o restauro da história e os embates que virão. “Essa noite, apesar da gente compartilhar, vários sentimentos pesados de tudo que vivemos, também foi um momento de colocar tudo que queremos viver. Vamos seguir em frente, contem comigo, vamos fazer muita luta”, disse Sito.

A noite, ainda reservou homenagem aos artistas do hip hop (falecidos) Elton Lemos, MC Boca e Jota Will; diálogo com a plateia; e as atrações artística e culturais: Schema Boys e ONG Odora. Na Fanpage do Sindicato-ASUFPel, é possível ver fotografias da atividade de formação e resistência.