Sombra

Assembleia Conjunta debate demandas e compromissos dos servidores em greve

Quarta-feira - 24 de abril de 2024

Assembleia Conjunta debate demandas e compromissos dos servidores em greve
 

Na terça-feira, dia 25/04/24, no Largo do Campus do Direito da UFPel, os Servidores/as Técnico-Administrativos/as e Servidores/as e Docentes, em greve, reuniram-se em uma Assembleia Conjunta aberta para discutir as reivindicações do movimento grevista de 2024. A mesa composta pelos Coordenadores do ASUFPEL, Mara Beatriz, Barto Farias, e os diretores da ADUFPEL, Carlos Mauch e Celeste Pereira, teve como objetivo discutir as demandas relacionadas à reestruturação da carreira, reajuste salarial, perdas inflacionárias e a preocupação das entidades representativas com relação ao calendário acadêmico da Universidade.
 

A atividade, que contou com a presença de uma quantidade expressiva de pessoas, teve como propósito elucidar à comunidade acadêmica os motivos da greve. Além disso, o ASUFPEL-Sindicato e a Seção Sindical ADUFPEL explicaram os pontos negativos de uma possível manutenção do calendário acadêmico, destacando que mesmo sendo mantido, a greve continuará.
 

Os servidores técnicos trouxeram dados da atual defasagem salarial da categoria, que já está em mais de 50%, além de mostrar todos os movimentos de resistência realizados pelo ASUFPEL desde o golpe de 2016.
 

Os representantes da ADUFPEL concordaram com as ponderações e destacaram que um movimento paredista, além de legítimo, é necessário, pois todos precisam lutar pelos seus direitos.
 

Durante a assembleia conjunta, foram abertos espaços de fala para que todos e todas, de maneira democrática, pudessem externar suas informações e opiniões. Alguns alunos presentes na atividade destacaram entender a legitimidade do movimento paredista, mas que iriam esperar uma consulta junto à sua categoria para ter um posicionamento.
 

Outro ponto de muita atenção foi o calendário acadêmico da UFPel. Todos entenderam que é um tema sensível, principalmente para os discentes, por isso foi externado que é preciso tomar cuidado com as informações que chegam, pois não é aceitável que um assunto de tamanha importância seja utilizado para outros fins.
 

Ao final da assembleia conjunta, as entidades reafirmaram o compromisso com os servidores técnicos, docentes e alunos, sempre buscando o melhor para todos, além de destacar que o movimento grevista irá continuar até que suas reivindicações sejam atendidas.
 

Para mais informações, continue acompanhando as páginas do ASUFPel-Sindicato.
 

#taemgreve

Vem para a greve – Filie-se ao ASUFPel !!!

ASUFPel 44 Anos – Uma História de Lutas.