Sombra

1º Assembleia de Greve do ASUFPel Fortalece Demanda por Espaço no Orçamento Federal

Segunda-feira - 25 de março de 2024

1º Assembleia de Greve do ASUFPel Fortalece Demanda por Espaço no Orçamento Federal
 

No dia 25 de março de 2024, ocorreu a primeira Assembleia de Greve do Sindicato dos Servidores Federais em Educação de Pelotas e Capão do Leão (ASUFPel). O evento teve como pauta central informar sobre o movimento grevista em âmbito nacional e municipal, destacando a necessidade de ocupar espaço no orçamento do governo federal para garantir direitos e reivindicações da categoria.
 

A participação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) foi marcante, com uma fala que ressaltou a importância da unidade e da luta por direitos trabalhistas. A CUT convidou os grevistas para um ato em Brasília/DF, agendado para o dia 22 de maio de 2024, para reforçar a luta dos trabalhadores.
 

Outro destaque foi à presença do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Rio Grande do Sul (SINTRAJUF), que avaliou o movimento paredista como crucial e se colocou à disposição para fortalecer a unidade em prol das demandas da categoria.
 

Durante a assembleia, foi enfatizada a importância da sindicalização dos servidores que ainda não aderiram ao sindicato, visando fortalecer as pautas de luta, como a reestruturação da carreira e o reajuste salarial. As falas contundentes dos integrantes da mesa de debates e dos participantes da Assembleia Geral reforçaram a necessidade de manter a mobilização e a resistência.
 

Foi informado que a maioria das entidades da base da FASUBRA já aderiram ao movimento paredista, demonstrando a força da greve e a determinação dos servidores em defender seus direitos. Como encaminhamentos, a assembleia decidiu incorporar atividades de resistência sobre a Reforma Administrativa e o combate ao assédio, além de se unir ao movimento nacional da CUT no dia 22 de maio.
 

Também foi decidida a formação de grupos para levar informações sobre a greve aos servidores das unidades da UFPel - Odontologia e Campus Anglo.
 

Ressaltamos a importância da sindicalização junto ao ASUFPel para fortalecer ainda mais a voz e as demandas dos servidores técnico-administrativos da UFPel. A união e a participação ativa de todos/as são fundamentais para enfrentar os desafios e garantir conquistas significativas em prol da valorização e dos direitos da categoria.
 

ASUFPel 44 Anos – Uma História de Lutas.