Comitê Popular de Luta do ASUFPel debate direitos humanos
Segunda-feira - 26 de junho de 2023
Link Copiado
Comitê Popular de Luta do ASUFPel debate direitos humanos !!!
Na sexta-feira (23/06), o Comitê Popular de Luta do ASUFPel promoveu a abertura de seus trabalhos em 2023. A atividade, "Café com Conversa", teve como eixo central a articulação entre democracia e direitos humanos, tendo como convidada especial Laura Sito, Deputada Estadual (PT/RS) e Presidenta da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL/RS). Participaram do evento: sócios e integrantes da Coordenação do ASUFPel, membros do Comitê de Luta, comunidade pelotense e representantes de entidades parceiras.
Em sua fala, Sito pontuou os avanços obtidos nos primeiros meses do atual Governo Federal, frisando que esses elementos encontram-se alinhados ao resgate da democracia e promoção de direitos humanos.
Ela também destacou as adversidades encontradas em sua atuação na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, principalmente no combate ao trabalho escravo.
- Estar à frente da Comissão de Cidadania da Assembleia tem sido muito interessante neste sentido, porque ao trabalhar com o tema de trabalho análogo a escravidão, eu fiquei pensando no quanto a nossa sociedade tem estruturada a ideia de que não existe trabalho indigno. Esse foi o primeiro conceito que nós tivemos que enfrentar, para disputar a opinião pública, de que nós tínhamos que amplificar as denúncias sobre estas situações absurdas.
Solange Tonietto, Coordenadora da pasta de Política e Formação Sindical do ASUFPel, apontou que quando falamos em "direitos humanos", estamos direcionando nosso entendimento ao "direito à vida". “Precisamos de mais pessoas, assim como a Laura, discutindo e ampliando a luta por essa causa”, destacou Tonietto.
Mateus Tavares, Coordenador de Comunicação do Sindicato-ASUFPel, alertou para a urgência em promover ações que ampliem a divulgação de informações de cunho progressista.
- Agradeço a Laura, por participar do evento. Quero falar da comunicação, entendo que com o governo Lula avançamos. A gente precisa entender que a luta é diária e que a comunicação precisa ser incorporada nas ações que programamos. Entendo ser necessário que divulguemos os acertos do Governo Federal, afinal de contas, tivemos em um grande período de retrocessos.
A plateia foi bastante participativa, estabelecendo intervenções desafiadoras que tornaram o debate extremamente potente e qualificado. A atividade foi finalizada com uma confraternização regada a café, chá, pães, bolo e muita conversa.
Curta ASUFPEL - Sindicato dos Servidores Federais em Educação de Pelotas e Capão do Leão
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies.
Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa
Política de Privacidade.