Sombra

ASUFPel participa do evento “Venha Reviver a UFPel"

ASUFPel participa do evento “Venha Reviver a UFPel” !!!

Em uma tarde de sexta-feira, 12 de maio de 2023, ensolarada, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), através da Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida, junto ao Sindicato-ASUFPel e entidades parceiras, promoveu uma atividade direcionada aos aposentados/as, oriundos da instituição de ensino superior.

Na abertura do evento, a Psicóloga Maria Helena, que coordena o projeto “Venha Reviv
er a UFPel”, agradeceu a participação dos presentes, e salientou. “É com grande satisfação que a gente está finalmente conseguindo se reunir. Este local é importante, porque a UFPel é de vocês, é onde construíram a sua história, história da Universidade, e continuará sendo o local de vocês, mesmo após a aposentadoria”, finalizou Helena. Vera Maria Reimers, sócia do ASUFPel, apontou a importância da atividade. “Sou aposentada há 11 anos, e acho muito importante a integração entre os aposentados e os funcionários da ativa”, encerrou Reimers.

Carmem Mesquita, sócia e ex-Coordenadora do ASUFPel, cobrou que a UFPel busque realizar mais encontros para os/as aposentados/as. “Reunir os colegas que viveram tantos anos e que, as vezes não tem muitos encontros, tem os encontros dos aposentados do sindicado, mas não da Universidade, e pela Reitoria, então seria bom se tivessem mais encontros”, salientou Mesquita.

Tereza Fujii, Coordenadora Geral do Sindicato-ASUFPel e Diretora Nacional da pasta de Aposentados/as da FASUBRA, em seu espaço de fala, grifou que a entidade sindical é parceira para encontros como o “Venha Reviver a UFPel”.
- Esses encontros propiciam a volta do/a aposentado/a para a Universidade, para que talvez, daqui a pouco tempo, a gente possa ter essa interlocução, entre estes que já saíram, e esses que ainda estão aqui. Fujii, ainda destacou, a relevância do período que cada um e cada uma, atuaram na UFPel. “É muito importante para nós, como UFPEL, que estas histórias voltem a ser contadas, para que os novos/as servidores/as saibam o que aconteceu em um período anterior a eles/as”, disse a sindicalista.

O evento desta sexta-feira, além da abertura com falas das representações, contou com exposição de artesanato, “Projeto Barraca da Saúde”, e práticas integrativas (Auriculoterapia, Tamborterapia, Reiki). No Facebook do Sindicato-ASUFPel, estão disponíveis fotografias e um texto que ilustram o encontro.

ASUFPel 43 Anos – Uma História de Lutas.