Sombra

Unidade da Classe trabalhadora no primeiro de maio

Unidade da Classe trabalhadora no primeiro de maio.

O 1º de Maio de 1886, marcou historicamente a vida dos trabalhadores e das trabalhadoras. Neste longínquo dia, ficou estabelecido nos Estados Unidos (USA), o Dia do Trabalhador/a. A pauta de reivindicações naquele período era a redução da jornada de trabalho (de 13 para 8 horas) e o aumento salarial. Hoje, a luta continua, no entanto, as pautas foram ampliadas. Neste sentido, o ASUFPel se junta a outros sindicatos de Pelotas/RS, Sofá na Rua e Galpão, para comemorar e ampliar a resistência popular desta data.

Diferente, dos últimos sete anos, onde os Servidores/as Técnico-Administrativos em Educação não tiveram nenhuma reposição salarial, em 2023, os TAE`s já conquistaram 9% de reajuste em seus salários e no vale alimentação. A Coordenação do Sindicato-ASUFPel, destacou a importância da data e frisou que o ato também conota resistência popular.

- Fazer desse dia um movimento de reivindicação das nossas pautas junto com trabalhadores da Cultura num governo que volta a valorizar tanto servidores públicos, quanto a cultura é para o ASUFPel motivo de muito orgulho e emoção. Contamos com a presença de toda a categoria para fazermos um grande ato festivo. Reivindicações dos/as trabalhadores/as representados/as pelas Centrais unificadas: Fortalecimento das negociações coletivas; Mais empregos e renda; Fim dos juros extorsivos; Política de valorização do salário mínimo; Direitos para todos; Revogação dos marcos regressivos da legislação trabalhista; Fortalecimento da democracia; Aposentadoria digna; Trabalho igual, salário igual; Convenção 156 (OIT); Valorização do servidor público; Convenção 151 (OIT); Contra o assédio moral, a violência e o racismo; Revogação do “Novo” Ensino Médio; Desenvolvimento econômico e social; Regulamentação do trabalho por aplicativos; e Em defesa das empresas públicas.

O Festival do Sofá na Rua – Trabalhador/a Unificado, com a participação de formações musicais, será realizado na segunda-feira, 1° de maio, a partir das 13h, na Rua José do Patrocínio esquina Conde Porto Alegre – Pelotas/RS.

ASUFPel 43 Anos – Uma História de Lutas.