Sombra

É preciso falar sobre a carreira

Sexta-feira - 21 de outubro de 2022

ASUFPEL – É preciso falar sobre a carreira

Dia de palestras sobre a categoria teve grande número de participantes.

Na última quinta-feira, dia 20 de outubro de 2022, foi realizado na sede central do Sindicato-ASUFPEL, o evento "Servidor (A) Técnico Administrativo (A) em Educação, vamos conversar sobre nossa carreira?". Durante o dia foram realizadas palestras que destacaram vários temas de grande importância para a categoria, além da exibição de um documentário sobre as marcas da Ditadura Militar.

Com um grande número de presentes, o projeto unificado "Os desafios do Movimento Sindical na Universidade Pública", trouxe para a casa do servidor e da servidora, um dia de atividades, que teve inicio às 9 horas e se estendeu até às 19 horas. A primeira atividade do dia foi a apresentação da Comissão Interna de Supervisão da Carreira (CIS), realizada pelos Coordenadores do Sindicato ASUFPEL, que também integram a comissão da carreira, Barto de Farias e Antônio Azambuja.

Na sequência, deu-se início a segunda atividade programada, durante duas horas foram discutidos os desafios do serviço público frente aos ataques que a categoria vem sofrendo nos últimos anos. Os três palestrantes, Luiz Osório, Osni Rodrigues e Tereza Fujii, fizeram um apanhado histórico da construção da carreira dos/as técnicos/as administrativos/as, destacando a importância de se eleger um governo que lute ao lado dos/as trabalhadores/as.

Após o almoço, os/as presentes, acompanharam o documentário, Milonga Lejana e participaram de uma conversa com os diretores Chico Maximila e Felipe Yurgel. O curta-metragem, retrata a ditadura miliar e as marcas que esse período nefasto deixou na sociedade brasileira. Segundo os idealizadores, o projeto toca em uma ferida que não deve nunca ser esquecida.

Na última agenda do dia, foi realizada uma palestra sobre o assédio moral, problema este que afeta inúmeros trabalhadores e trabalhadoras na atualidade. Jair Mayer, representante da Assessoria Jurídica que presta serviços ao Sindicato-ASUFPel, enfatizou os modos que o assédio pode ocorrer, alerto que todos e todas devem, estar atentos/as e façam as denúncias sempre que possível.

Este foi o primeiro evento do projeto unificado "Os desafios do Movimento Sindical na Universidade Pública", para mais informações sobre as atividades realizadas neste dia e eventos futuros, acompanhe as mídias sociais do Sindicato-ASUFPel.

ASUFPEL 43 anos – Uma História de Lutas.