Sombra

Dia Nacional de Luta pela Democracia e Educação reúne milhares pelo país

Sexta-feira - 12 de agosto de 2022

Dia Nacional de Luta pela Democracia e Educação reúne milhares pelo país

A data marca a mudança, o renascimento da esperança em um Brasil melhor.

O dia 11 de agosto de 2022 entrou para a história do Brasil. Em diversas cidades ao longo de todo território nacional, milhares de pessoas foram às ruas exigindo respeito à democracia e às instituições brasileiras. O ato em Pelotas/RS não foi diferente, inúmeros cidadãos e cidadãs juntos/as ao Sindicato ASUFPel e outras entidades representativas, gritaram em favor da democracia e da educação pública.

O povo brasileiro cansou dos ataques que o atual governo faz ao sistema democrático e também aos estudantes, um exemplo é o cortes nas verbas da educação. Esse coro de luta foi entoado ao longo do dia, em diversos municípios do país e, em Pelotas, tomou conta do Largo do Mercado Público. A Coordenadora Geral do Sindicato, Mara Beatriz, destacou de forma contundente em sua fala, a defesa do ASUFPel ao Estado Brasileiro; “Nós que defendemos a democracia, nós que defendemos a educação, jamais compactuaremos com aqueles que as atacam. O Sindicato ASUFPel vem aqui defender a educação pública, pois sem ela não existe democracia e sem servidor público não há atendimento ao usuário”. Destacou Mara.

Tereza Fujii, também Coordenadora do Sindicato mostrou toda a sua indignação, pois o que deveria ser um dia de comemoração, por se tratar do dia do estudante, acabou se transformando em um movimento pelo direito de todos e todas; “É lamentável, em um dia de comemoração, estarmos nas ruas lutando por algo que é direito de todas e todos, mas se o governo pensa que vai nos derrubar, ele está enganado, pois isso nos dá ainda mais forças para buscar os nossos direitos e liberdades”. Finalizou a candidata a deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

A data de ontem, mostra que o povo brasileiro não tolera mais o modo de governar que aí está posto. Os atos em todo o Brasil explicitam que é preciso mudanças, que o Brasil seja governado por quem cria universidades e não por quem as instituições, que seja governado por quem luta pela democracia e não por quem a ataca. Por isso é necessário que em 02 de outubro de 2022, os/as brasileiros e brasileiras votem, em pessoas compromissadas com o povo e não com a barbárie que aí está.

ASUFPEL 43 ANOS – UMA HISTÓRIA DE LUTAS.