ASUFPel, junto ao DCE da UFPel, luta para que o governo federal cumpra com suas obrigações
Sexta-feira - 29 de outubro de 2021
Link Copiado
ASUFPel, junto ao DCE da UFPel, luta para que o governo federal cumpra com suas obrigações
O protesto do DCE, cobrou, o imediato envio de recursos para quitar as mensalidades em atraso, referentes às bolsas de ensino e pesquisa dos/as alunos/as da Universidade
O governo federal segue com suas práticas corriqueiras, ou seja, ataques diretos à educação pública, um desmonte do Estado brasileiro, sem precedentes. O corte das verbas no orçamento das 69 Instituições Federais de Ensino (IFEs), somente em 2021, já somam quase 20%, tal feita atinge diretamente as comunidades universitárias, e quem depende delas. Sem outra forma, na tarde do dia 26 de outubro de 2021, na zona central de Pelotas/RS, o Sindicato-ASUFPel, esteve somando forças ao Diretório Acadêmico de Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), mais entidades parceiras, em uma atividade de resistência popular.
A retirada de verbas públicas das IFEs, de acordo com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino (ANDIFES), afeta mais de 70 mil pesquisas, destas 2 mil estão relacionadas com a pandemia do COVID-19. O protesto organizado pelo DCE exigiu o pagamento imediato das mensalidades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e acentuou sua posição contrária aos cortes na ciência e na educação pública.
O atraso de mais de 30 dias, com o pagamento das bolsas de ensino, atinge 60 mil estudantes no Brasil, algo que precisa ser resolvido imediatamente. Urge a necessidade de continuarmos buscando formas de fazer o enfrentamento, a fim de manter, minimamente, os ganhos que obtivemos através de muitas lutas sociais.
Curta ASUFPEL - Sindicato dos Servidores Federais em Educação de Pelotas e Capão do Leão
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies.
Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa
Política de Privacidade.