Sombra

Coordenação do Sindicato-ASUFPel cobra da Reitoria da UFPel, a não implantação do SISREF

Terça-feira - 23 de março de 2021

Coordenação do Sindicato-ASUFPel cobra da Reitoria da UFPel, a não implantação do SISREF – Sistema de controle de frequência do Governo Federal

Reunião realizada na manhã desta terça-feira, 23 de março de 2021, entre a Coordenação do Sindicato-ASUFPel e a Reitoria da UFPel, marcou o posicionamento contrário da categoria sobre o Sistema de Registro Eletrônico de Frequência (SISREF) e encaminhou a formação de uma comissão para elaborar uma minuta que estabeleça formas de avaliação de desempenho dos/as Servidores/as Técnicos/as Administrativos/as da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O Sistema de Registro Eletrônico de Frequência do Governo Federal apresenta variadas inconformidades nos registros, tanto que algumas instituições que aderiram ao mecanismo sistêmico, tiveram que retroceder e assim, voltar a repensar formas de fazer o controle de frequência.

A Coordenação do Sindicato argumentou que as chefias e os/as servidores/as sabem que o SISREF não apresenta condições mínimas que contemple os registros necessários para o desenvolvimento diário das atividades. Exemplificou, apontando que caso um/a trabalhador/a chegue atrasado/a para cumprir suas rotinas diárias, este ficará com falta, mesma situação acontecerá se esquecer de atualizar no intervalo de almoço. A reversão destas falhas obedecerão a critérios definidos pelo Governo Federal (GF), sem qualquer controle da instituição empregadora, o que na prática, pode levar anos para ser resolvido.

A gestão da UFPel argumentou que a adesão ao SISREF obedeceu caráter técnico e econômico e, que caso a implantação e o efetivo uso do programa, que deve ter início em 2022, não tenha êxito, poderia repensar o processo. A Coordenação do Sindicato ASUFPel, voltou a interpelar os/as integrantes da Reitoria da UFPel, observando os prejuízos que a categoria poderia ter, caso a implantação do sistema fosse efetivado. Argumentou que o governo busca desarticular a resistência dos/as servidores/as das IFEs e enfraquecer as entidades representativas. Buscou sensibilizar a Reitoria, afirmando que a vida dos/as trabalhadores/as está em jogo. Para o ASUFPel a implantação deste sistema de controle de ponto do governo é inadmissível, pois, vai contra as necessidades mínimas dos TAE`s.

Ao final, uma luta da categoria teve um acordo satisfatório; quando ficou encaminhado a montagem de uma comissão, para elaborar uma minuta contendo formas de avaliar o desempenho dos/as Servidores/as da Universidade. A supracitada comissão será presidida pelo Sindicato-ASUFPEL, com seis (6) integrantes; dois (2) representado o Sindicato-ASUFPel, dois (2) representando a Comissão Interna de Supervisão da UFPel (CIS) e dois (2) representando a gestão da UFPel.

ASUFPel 41 anos – Uma História de Lutas.