Evento histórico foi realizado ontem, 16 de junho de 2020, quando a 1º Reunião Ampliada Online para os sócios e as sócias do Sindicato teve início, o encontro contou grande participação dos Servidores/as Técnicos/as em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Entre outros temas o encontro discutiu: O Movimento Antifascista; as eleições para Reitor/a da UFPel e a Instrução Normativa (IN) Nº 28.
Sobre a IN 28 que impõe a retirada de direitos dos servidores/as públicos/as, como a periculosidade, vale alimentação e insalubridade, e que segundo relatos de alguns/as presentes na reunião, já apareceria como descontada na prévia do contracheque do mês de junho, a Assessoria Jurídica do Sindicato-ASUFPel, representada pelo Advogado Jair Mayer, informou que já montou uma manifestação processual e que nos próximos dias estaria registrando a peça.
As eleições para Reitor/a da UFPel tiveram destaque, entre os pontos abordados, a Coordenação do Sindicato-ASUFPel informou sobre a Comissão Eleitoral (COE) será empossada na próxima quinta-feira, 18 de junho e também, destacou as reuniões entre as entidades representativas da Comunidade Acadêmica da UFPel (ASUFPel, ADUFPel e DCE) que encaminhou a formação da COE. Os/as representantes do Sindicato-ASUFPel na comissão são os/as Coordenadores/as Mateus Tavares, Barto Olivan de Farias, Sérgio Wotter, Zedeni Braun, Ari Carré e Francisco Fossati. Importante salientar que a COE é constituída por seis (6) Coordenadores/as (Diretores/as) de cada entidade representativa, totalizando 18 membros.
Quanto ao Movimento Antifascista, foi relatado por integrantes do GT Negros e Negras do ASUFPel, que a exemplo do restante do Brasil e do Mundo, em Pelotas/RS, ocorreram atividades de resistência que exigiu justiça e respeito para os negros/as. O GT salientou e agradeceu a live produzida pelo Sindicato-ASUFPel intitulada “Pode existir democracia onde há racismo? ”, com participação das companheiras Catharina Motta, Vera Lopes, Claudia Daiane Molet e Ernestina Pereira.
A Coordenação do Sindicato-ASUFPel em sua manifestação final, destacou a necessidade que os servidores e as servidoras em educação continuem, mesmo que de forma online, protestando aos ataques dos governos, seja da esfera federal, estadual ou municipal. Nesta postagem é possível ver a live “Pode existir democracia onde há racismo? ”. https://www.facebook.com/watch/?v=299617971058311
Curta ASUFPEL - Sindicato dos Servidores Federais em Educação de Pelotas e Capão do Leão
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies.
Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa
Política de Privacidade.