Sombra

Representados/as pelo ASUFPel, TAE`s reafirmam a continuação do movimento paredista

Quarta-feira - 11 de março de 2020

Representados/as pelo ASUFPel, TAE`s reafirmam a continuação do movimento paredista

Assessoria Jurídica do Sindicato-ASUFPel: "Retirar os turnos contínuos dos servidores/as, em todas as unidades da UFPel, foi uma OPÇÃO da gestão"

Hoje, 11 de março de 2020, no Campos Anglo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), os Servidores/as Técnico-Administrativos/as em Educação de Pelotas e Capão do Leão, em greve de duas (2) horas, voltaram a debater em Assembleia Geral (AG) da categoria os turnos contínuos, que recentemente foram derrubados pela gestão da UFPel. A reivindicação dos trabalhadores/as é por manter a instituição com as portas abertas por 12h, não apenas 8h, este entendimento proporciona qualidade nos serviços prestados, tanto ao público interno quanto ao público externo.

A atividade que contou com a participação de centenas de servidores, que mesmo com chuva compareceram em massa, teve além da abertura para o debate, o caráter de apresentar o resultado de uma reunião, entre o Ministério Público Federal (MPF) e uma comissão representativa da Assembleia dos TAE`s. O encontro da comissão com o MPF, que aconteceu na segunda-feira, 9 de março de 2020, pautou a jornada de trabalho dos servidores técnicos/as da instituição. Em suma, o MPF se mostrou aberto ao diálogo quanto à necessidade dos turnos contínuos nos locais em que existir o interesse público. O procurador da República Max Palombo, disse ainda, que não solicitou a retirada dos turnos contínuos em todas as unidades da UFPel, sim das que apresentavam algum tipo de irregularidade.

Ao final, a AG, além de manter a GREVE, ao menos até que aconteça a 1º reunião do Conselho Universitário (CONSUN), deliberou: Por fortificar a luta pelos turnos contínuos; Publicar nos veículos de comunicação do Sindicato-ASUFPel um resumo da reunião da Comissão representativa da AG dos TAE`s com o MPF; e deixar a assembleia de hoje, 11 de março, aberta ( isso significa que a qualquer momento a categoria poderá ser convocada para a continuação desta atividade). Logo, estaremos publicando o resumo da reunião com o MPF, por hora, é possível ver nesta postagem, fotografias da assembleia deste 11 de março, realizada no Campos Anglo da UFPel.