Sombra

ASUFPel participa do Fórum Social Mundial

Segunda-feira - 06 de fevereiro de 2023

ASUFPel participa do Fórum Social Mundial

Evento reúne políticos e sociedade civil para debater alternativas e ações conjuntas no combate à desigualdade

O Sindicato-Asufpel marcou presença na última edição do Fórum Social Mundial, realizado em Porto Alegre, entre os dias 23 e 27 de janeiro de 2023 com o tema "Democracia, Direitos dos Povos e do Planeta, Outro Mundo É Possível". Proposta de contraponto ao modelo de globalização vigente e de buscas de combate às desigualdades geradas por ela, o encontro - regional, mas com discussões globais - completou 22 anos trazendo à tona debates como privatização de patrimônios públicos, diversidade de gênero, importância dos jovens e das pessoas com deficiência e o reforço da necessidade de uma educação democrática e universal.

Os servidores e servidoras da Asufpel foram representados por uma equipe do Sindicato,que participou ativamente de palestras, seminários, conversas, oficinas e apresentações culturais para debaterem políticas públicas necessárias ao combate ao racismo, machismo, fascismo, homofobia, transfobia e preconceito com religiões de matriz africana. Além de pautas globais, o encontro focou em agendas locais, a exemplo do Plano Diretor de Porto Alegre como um entrave à proposta de uma cidade mais inclusiva e democrática, e das privatizações de patrimônio público.

Ao todo, o evento contou com mais de 200 atividades presenciais e virtuais, que reuniram cerca de 10 mil pessoas. Além do Asufpel Sindicato, centrais sindicais, movimentos sociais e entidades da sociedade civil de estados como Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia também estiveram presentes na capital do Rio Grande do Sul, o que proporcionou intercâmbio e fortalecimento de ações conjuntas para o avanço nas pautas propostas pelo Fórum.

O evento promoveu mesas de diálogo com movimentos sociais e sindicais e com relevantes políticos gaúchos, como os ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro, a deputada federal Maria do Rosário, a ex-deputada federal Manuela D'Ávila, além das ministras da Saúde, Nísia Trindade, do Meio Ambiente, Marina Silva, do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, e da presidenta do PT, Gleisi Hofmann. Direcionando para o panorama político em âmbito nacional, Gleisi aproveitou o evento para ressaltar a importância do fortalecimento e manutenção das bases de apoio para a sustentação do governo Lula.

Conforme a coordenadora geral do Sindicado, Tereza Fujii, "esses momentos de reflexão e aprendizado reciclam os participantes e suas Instituições, fortalecendo a luta nos próximos momentos."