Sombra

Assembleia Geral delibera por paralisação no dia 09 de junho de 2022, a partir das 16h.

Quinta-feira - 09 de junho de 2022

ASUFPEL – Em Assembleia Geral, TAE`s deliberam por paralisação no dia 09 de junho de 2022, a partir das 16h.

Os/as Servidores/as Técnico-administrativos, representados/as pelo Sindicato-ASUFPel, entendem que é necessário fazer o enfrentamento do desgoverno de Bolsonaro, que busca sistematicamente acabar com a educação, a universidade pública.

Na parte da tarde, desta quarta-feira, 08 de junho de 2022, os Servidores/as Técnicos/as Administrativos/as de Pelotas e Capão do Leão, decidiram por participar da paralisação nacional em favor da educação, contra os cortes de verbas para as Instituições Federais de Ensino (IFE,s) e pela valorização dos serviços e dos servidores/as públicos.

No começo da atividade, a mesa presidida pelos Coordenadores do ASUFPel, Barto Olivan de Farias e Everson Mascarenhas, incluiu na ordem do dia, o ponto eletrônico. Este adotado pela Reitoria de forma unilateral, ou seja, sem diálogo com os/as servidores/as, ou com a representação sindical, o equipamento de controle é recente, porém, já causa prejuízos aos trabalhadores/as.

Dentre os informes locais e nacionais os/as presentes na AG abordaram o retrocesso que as 40 horas trazem para a categoria e a importância da redemocratização do Hospital Escola. Os relatos indicam que a situação no HE é insustentável. Grifando a morte de uma profissional da enfermagem, pois acreditasse que pressão psicológica seja muito grande, principalmente em razão das 40 horas de trabalho.

Na sequência foi destacada a greve nacional do serviço público, onde grande maioria dos/as presentes entenderam que é preciso um apoio massivo da categoria para aderir e lutar, contra os nos retiram os direitos. Tereza Fujii, Coordenadora do sindicato, licenciada, sinalizou que é necessário aglutinar forças. "É necessário trazer mais gente para a assembleia, mais gente para lutar, precisamos mostrar para a categoria o que está acontecendo conosco. Agora, mais do que nunca, precisamos ficar todos juntos/as e lutar, pois não tem outro jeito", exclamou Fujii.

No último ponto da pauta foi debatido a Plenária Nacional da FASUBRA, que dentre vários assuntos, abordou: Apoio a pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da república; Greve no mínimo do bloco que envolve a educação pública; e o teletrabalho. Ao final, o pleno encaminhou por uma nova assembleia (esta terá entre os temas, greve) e a paralisação no dia 09 de junho de 2022, a partir das 16h.

ASUFPel 42 anos – Uma História de Lutas.