Sombra

ASUFPEL - 1° Reunião presencial do Conselho Universitário da UFPel em 2022

Terça-feira - 19 de abril de 2022

ASUFPEL - 1° Reunião presencial do Conselho Universitário da UFPel em 2022

Regulamentação do estágio probatório será desvinculado da avaliação de desempenho e portaria do estágio atualizada. O Salão Nobre do Campus Capão do Leão da Universidade Federal de Pelotas (UFPEl), nesta terça-feira, 12 de abril de 2022, recebeu a 1° Reunião presencial do Conselho Universitário (CONSUN) da UFPel em 2022. Sessão que voltou a acontecer presencial depois de mais dois anos, devido a pandemia de COVID-19, que vitimou mais de 650 mil vidas no Brasil.

A pauta colocada para discussão pela Presidenta (Reitora da UFPel) do conselho, Isabela Fernandes Andrade, contou com 10 itens. Entre eles: Análise de desempenho dos/as Servidores/as Técnico-administrativos da UFPel. A ordem do dia, contou também, com a leitura de um documento, que alertava sobre uma pesquisa realizada pela Comissão Reage HE/ UFPEL-EBSERH, que indicou eleições no Hospital Escola da instituição de ensino.

Arlete Albuquerque, integrante da Comissão Reage HE - UFPEL/EBSERH, informou que havia solicitado à presidência do CONSUN, que o documento que trata das eleições no HE, fosse colocado como pauta, não como informe, assim os/as representantes da comunidade acadêmica poderiam discutir o tema. “A gente está lutando para redemocratizar Hospital Escola. Queremos eleições para superintendência e chefia de enfermagem. Esperamos ter o apoio do Conselho Universitário”, apontou Albuquerque.

No ponto nove da pauta, Avaliação de desempenho dos TAE,s da UFPel, o Conselheiro (Coordenador do Sindicato ASUFPEL) Barto Olivan de Farias, explicou que solicitou em uma sessão anterior do órgão, vistas ao processo, já que a minuta elaborada por uma comissão, formada por representações do Sindicato-ASUFPel, da Comissão Interna de Supervisionamento da carreira (CIS) e da própria universidade federal, havia sido deslegitimada, deixando o tema apenas sob responsabilidade da gestão. “ Fizemos um trabalho para que fosse melhor para o servidor/a e para a universidade. Entendemos que este seria o melhor modo, mas a minuta foi desconsiderada, tentaram assim, deslegitimar essa comissão que foi pedida pelo CONSUN”, disse Farias.

A Conselheira (Integrante do GT Negros e Negras do Sindicato ASUFPEL) Mara Beatriz, cobrou do conselho que os direitos dos Servidores Técnico-administrativos em Educação da Universidade, fossem respeitados.
- A obrigação e responsabilidade do Conselho é restabelecer a democracia no sentido de fazer valer o trabalho da Comissão revisora que foi composta por membros indicados pelo ASUFPel, retirados em assembleia da categoria, ou seja, de modo soberano, e também representantes da CIS que foram eleitos de modo democrático, no sentido de fazer uma resolução que respeite o desejo da categoria que em assembleia rejeitou a minuta proposta pela reitoria.

Ao final da discussão do ponto análise de desempenho dos TAE`s da UFPel, ficou estabelecido que a regulamentação do estágio probatório será desvinculado da avaliação de desempenho, que a portaria do estágio probatório será atualizada e que, uma nova comissão será constituída, a fim de elaborar outra minuta sobre a temática. Toda via, essa nova comissão, usará o conteúdo já montado pela comissão composta pelos integrantes do ASUFPEL, CIS e da CDP UFPel.

Sobre eleições no Hospital Escola da UFPel, a integrante da Comissão Reage HE UFPel/EBSERH, Arlete Albuquerque, fez a leitura do documento que relatava a decisão de uma pesquisa que obteve sim entre os que responderam sobre eleições no HE. A presidenta da mesa decidiu que a pauta seria encaminhada para os demais membros da gestão central, argumentando que o documento já havia sido entregue aos conselheiros/as.

É urgente que todos os cargos eletivos passem por eleições, sob pena, de ferir a democracia. ASUFPel 42 anos, Uma História de Lutas.