Sombra

ASUFPel - TAE`s aprovam por ampla maioria o indicativo de greve para 9 de março

Quinta-feira - 10 de fevereiro de 2022

ASUFPel - TAE`s aprovam por ampla maioria o indicativo de greve para 9 de março

Em uma assembleia realizada nesta quarta-feira, 09 de fevereiro de 2022, por intermédio da internet, os/as Servidores/as Técnicos/as Administrativos/as em Educação (TAE`s), representados/as pelo Sindicato-ASUFPel, debateram e encaminharam pontos importantes, tanto da formatação dos instrumentos de luta, quanto da busca pela manutenção e ampliação de seus direitos. Entre os argumentos de acompanhar uma greve nacional, caso seja efetivada e tenha unidade entre o conjunto dos Servidores Públicos Federais (SPFs), está a busca por reposição das perdas financeiras dos últimos anos.

A reunião teve início com a aprovação das pautas descritas na publicidade do evento, que são temas urgentes destacados pela Coordenação da entidade sindical. Na sequência foi aberto para os informes locais e nacionais. Um alerta, feito pela Coordenadora da pasta de Aposentados/as do Sindicato-ASUFPel, Zedeni Braun, deu conta da necessária prova de vida e a Declaração do Imposto de Renda dos/as aposentados/as, sob pena, de suspensão dos valores recebidos mensalmente. Outros dois pontos foram relatados pela Coordenação, o primeiro abordando uma consulta realizada pela Comissão Reage HE/UFPel, que perguntou se a comunidade universitária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) gostaria de escolher seus representantes através de votação. 96% dos que responderam à consulta, optaram pelo sim. No informe seguinte, Tereza Fujii e Sérgio Wotter, resumiram a última reunião entre a Coordenação do Sindicato-ASUFPel e a Reitoria da UFPel, sobre a volta ao trabalho presencial dos TAE`s. Em síntese, a Coordenação argumentou para a gestão da instituição federal de ensino, sua preocupação com a segurança dos/as servidores/as, principalmente com o avanço da pandemia de coronavírus no país. A Reitoria informou que o retorno ao trabalho presencial tinha sido adiado para março de 2022, e que quando o retorno fosse confirmado, este seria de forma escalonada.

Plenária Nacional da FASUBRA, dias 4 e 5 de março de 2022. A categoria será representada pela base e pela Coordenação da entidade sindical. Pela base: Os/as servidores/as Everson Mascarenhas e Mara Beatriz. Pela Coordenação: Barto de Farias.

Indicativo de greve a partir de 9 de março de 2022. Os servidores/a voltarão a discutir em uma outra assembleia, com data prevista para 7 de março de 2022, a possibilidade de iniciar uma greve. É consenso que para viabilizar o movimento paredista, o conjunto dos SPFs precisa estar unificado. A Coordenação do Sindicato justificou que a greve se faz necessária, principalmente pelo ponto reposição salarial de 19%, buscado pela FASUBRA e pelos fóruns de resistência. Lembrando que a inflação dos últimos 5 anos, período que a categoria não obteve reposição, é superior a este índice.

Congresso Nacional da FASUBRA – CONFASUBRA. Por unanimidade, os presentes indicaram que os/as delegados/as representantes da categoria na Plenária Nacional da Federação, defendam o adiamento do congresso e que quando houver nova data, o formato seja debatido.

Ao final, a Coordenação do Sindicato-ASUFPel, agradeceu a participação de todos e todas, apontando que segue atenta aos desdobramentos da conjuntura nacional e que, continua firme no propósito de defender os direitos da categoria.

ASUFPel 42 anos - Uma História de Lutas.