Nossa História

Fundada em 31 de julho de 1979 por um grupo de servidores da UFPEL, inicialmente teve um caráter associativo e de integração. A partir de meados da década de 80, embalados pela ascensão dos movimentos do País, um grupo de servidores assumiu a entidade com o firme propósito de interferir diretamente no destino da nação e, particularmente, dos servidores públicos federais. Já filiada à Fasubra, o ano de 1985 é considerado um marco na história da entidade com a primeira greve dos servidores da UFPEL que lutavam por melhores salários e plano de carreira. Esse movimento teve amplitude nacional e resultou na conquista do primeiro plano de cargos e salários. Tudo isso ocorreu em um período em que não era permitido aos servidores públicos organizarem-se em sindicatos. Em 1988, com as transformações advindas da assembléia nacional constituinte, a categoria optou por transformar a ASUFPel, estatutariamente, em entidade sindical.

Fazemos um chamamento aos servidores antigos e aos novos. Associem-se!

Dos próximos servidores depende a continuidade do trabalho e da luta Sindical. Por isso, é de fundamental importância a participação e sindicalização de todos. Quanto mais fortalecida a entidade, mais força teremos para realizar os embates com os governos e as reitorias que se sucedem.

Nossa Estrutura

O ASUFPel-Sindicato mantém rotina de eventos sociais para integração dos associados. Disponibiliza ampla estrutura em sua sede e vários tipos de convênios com o comércio em geral e clubes sociais.

Os sindicalizados possuem assistência jurídica, odontológica e psicológica. Entre os planos de saúde, destacam-se : Unimed, Saúde Maior e Policlínica.
Convênio, curso de pintura, dança de salão, aluguel do salão de festas, festa de final de ano, festa do dia da criança e jantares dançantes mensais.

Auditório O Sindicato vem se modernizando ao longo do tempo para oferecer maior conforto aos seus associados. Um amplo auditório faz parte da estrutura oferecida.

Prestação de Contas

Para incentivar e fortalecer a transparência, os coordenadores da ASUFPel divulgam o demonstrativo financeiro. As publicações devem acontecer anualmente, conforme proposta da gestão.
A prestação de contas deve contribuir para o fortalecimento dos laços entre a ASUFPel e seus filiados. Com a transparência de como o dinheiro arrecadado com a contribuição sindical é utilizado o servidor filiado tem a clareza necessária do trabalho realizado por seus representantes no sindicado sabendo que lutam pela garantia de seus direitos.
O demonstrativo apresenta os gastos que dizem respeito às despesas administrativas, com assessoria, impostos, atividades sindicais, etc..
A ASUFPel informa aos filiados interessados em obter mais detalhes sobre os gastos, que os documentos encontram-se disponíveis na sede do Sindicato.

Fazemos um chamamento aos servidores antigos e aos novos. Associem-se!