Dinâmica de grupo e busca de unidade da classe trabalhadora são temas discutidos no encontro das aposentadas e dos aposentados do ASUFPel

Assembleia Geral da categoria, 7 de novembro, às 14h
1 de novembro de 2019
Reunião Ampliada das Entidades Sindicais e Sociais da Educação de Pelotas e Rio Grande
5 de novembro de 2019
Exibir tudo
Dinâmica de grupo e busca de unidade da classe trabalhadora são temas discutidos no encontro das aposentadas e dos aposentados do ASUFPel

Na tarde desta quinta-feira, 31 de outubro, no auditório da sede central do Sindicato-ASUFPel, foi realizado o Encontro Mensal das Aposentadas e dos Aposentados da entidade. Entre os temas discutidos e as atividades realizadas, destaque para uma dinâmica de grupo, executada pelo "Núcleo Psí", e o Encontro Nacional dos Aposentados/as e Aposentandas/as da FASUBRA.

O “Núcleo Psi”, que é formado por 4 Psicólogas vinculadas ao ASUFPel, através da terapeuta Renata Bonati Peters, explicou a dinâmica “Roda da Vida”, que foi apresentada para os aposentados/as. “Somos seres em constante construção e movimento e a proposta do Núcleo Psi para a reunião do grupo de aposentados foi a utilização da ferramenta "Roda da Vida" como exercício de autoconhecimento. O método é baseado em uma reflexão sobre as áreas fundamentais de experiências atuais, como relacionamentos, qualidade de vida e outros”, argumentou Peters.

Na sequência, as delegadas/os (Rubens Otti, Loriama Antunes e Rosamar Meyer De Avila) que estiveram em Brasília/DF no mês de outubro, representando a categoria, no Encontro Nacional de Aposentados/as da FASUBRA, contaram suas experiências no evento da Federação. A fala dos representantes foi no sentido de agradecer pelo evento, aos diretores da FASUBRA, em especial para as diretoras da pasta de aposentados/as, Maria Tereza Tavares Fujii e Elma Dutra. Destacaram a confiança recebida dos demais aposentados/as para que eles/elas estivessem no encontro nacional. Em outro momento, pontuaram a importância dos aposentados/as continuarem lutando, junto aos trabalhadores da ativa, para ao menos manter os direitos adquiridos pelos Servidores Técnico-Administrativos em Educação.

Ao final, os Coordenadores/as do Sindicato-ASUFPel e a Diretora da FASUBRA, presentes ao evento, disseram que o momento é extremamente delicado, pois, na conjuntura política ao qual os trabalhadores/as estão submetidos, não há outra forma progredir, ou se luta, unificadamente com os demais trabalhadores do campo e da cidade, por manter as conquistas adquiridas com anos de resistência popular, ou em pouco tempo, não restará nada, a não ser, a miséria.

No corpo desta postagem está publicado um endereço eletrônico, por ele é possível encontrar a página do “Núcleo Psi” no Facebook. Veja também, abaixo deste texto, fotos do encontro dos aposentados/as desta quinta-feira.

https://www.facebook.com/N%C3%BAcleo-Psi-Atendimento-de-Psicologia-Asufpel-861988974164550/