ASUFPEL-Sindicato se posiciona contra o Future-se

Moção de Apoio do ASUFPEL-SINDICATO à vereadora Fernanda Miranda (PSOL)
29 de agosto de 2019
ASUFPel – Encontro dos aposentados e aposentadas, sócios/as da entidade
30 de agosto de 2019
Exibir tudo
O ASUFPEL-Sindicato, na Assembleia Geral do dia 28 de agosto de 2019, se posicionou contra o Future-se e a entrega das Instituições Públicas de Ensino para a iniciativa privada através das Organizações Sociais (OS).

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) divulgou nota recentemente onde defende que o projeto “Future-se” deva ser chamado de ‘Vire-se’, dizendo que a iniciativa é uma “incógnita para as instituições que aderirem e perseguição para as demais”. A categoria dos Técnicos Administrativos também discutiu a decisão do Conselho Superior Universitário (CONSUN) que aprovou, em sua última reunião, em meio ao recesso acadêmico, a adesão ou não ao projeto ocorra por meio de um plebiscito.

Para o ASUFPel-Sindicato, defender a Universidade Pública, Gratuita, Laica, de Qualidade e Socialmente Referenciada é princípio, e princípio não se discute. Neste momento, quando muitos os Conselhos Superiores Universitários já se colocaram contrários ao projeto, entendemos que é URGENTE uma posição institucional da UFPel, pois é necessário que nos somemos ao coro dos descontentes em relação a este programa que visa acabar com a autonomia universitária, com o caráter público, gratuito e de qualidade do ensino superior, com a admissão via concurso público, com a diversidade do conhecimento e com a pluralidade de ideias.

Depois de um longo debate, os TAEs aprovaram posição contraria ao projeto “Future-se”; contraria a realização do plebiscito e que o Conselho Universitário (CONSUN) se posicione urgentemente contra o “Future-se”. Em outra ação, os servidores aprovaram uma moção de apoio a vereadora Fernanda Miranda (PSOL) e de repúdio aos vereadores Anderson Garcia (PTB), Roger Ney (PP) e Fabrício Tavares (PSD).

Ao final, os trabalhadores da educação votaram nos nomes dos sócios Darci Cardoso, João Hirdes e Jorge Flores, para representar a categoria na Plenária Nacional da FASUBRA. Veja fotografias da Assembleia, a moção de apoio e de repúdio citada anteriormente, e saiba mais sobre o projeto “Future-se”, nos endereços eletrônicos inseridos nesta postagem.

https://www.facebook.com/sindicato.asufpel/photos/a.713652105408196/2091728300933896/?type=3&theater
http://cutrs.org.br/future-se-pretende-transformar-universidades-publicas-em-balcao-de-negocios/
https://www.facebook.com/sindicato.asufpel/photos/pcb.2093486157424777/2093480474092012/?type=3&theater