DIA DO BASTA !!! – TAE`s da UFPel deliberam por paralisar suas atividades no dia 10/08

Festa de aniversário dos 39 do Sindicato-ASUFPel (Dia 10 de agosto, às 20h30)
2 de agosto de 2018
Assembleia Geral – dia 7 de agosto, às 14h30
2 de agosto de 2018
Exibir tudo
DIA DO BASTA !!! - TAE`s da UFPel reunidos em Assembleia realizada pelo Sindicato ASUFPel, deliberam por paralisar suas atividades no dia 10 de agosto

Em evento realizado na manhã desta quinta-feira (2/08), na sede do sindicato, os Servidores/as Técnico-Administrativos/as da Universidade Federal de Pelotas, decidiram por cruzar os braços no “DIA DO BASTA” (10/08). A data de protesto que foi definida pela Central Única dos Trabalhadores e demais centrais sindicais, busca combater o desemprego que assola o país, o aumento de gás de cozinha e dos combustíveis, a retirada de direitos da classe trabalhadora, as privatizações e a perseguição ao Ex-Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva.

A Assembleia teve início com um minuto de silêncio, em Homenagem ao companheiro Tonilar Cruciel Afonso, conhecido na UFPel e no meio sindical como Laco; Tonilar faleceu no mês de Julho de 2018. As responsáveis (Maria Tereza Tavares Fujii, Eugênia Antunes e Loriama Afonso) pela mesa que coordenou os trabalhos salientaram a triste perda, e concluíram dizendo que Laco irá fazer muita falta, tanto nas atividades profissionais quanto no convívio entre amigos.

Ao final da Assembleia Geral, os trabalhadores técnico-Administrativos em Educação, aprovaram além da paralisação das funções profissionais do dia 10 de agosto: a participação da categoria nas atividades de reivindicação/protesto neste dia 2 de agosto em defesa das mulheres de Pelotas/RS e contra a administração central da Prefeita no município Paula Mascarenhas (PSDB/RS), envolvida em acusações de fralde nos exames de pré-câncer. Para tanto, foram programados dois eventos: 1º em uma “Reunião Aberta”, a ser realizada na Câmara de Vereadores de Pelotas/RS, às 14h; 2º em um “Ato Público” a ser realizado no Largo do Mercado Público do município, às 17h. Outro item encaminhado refere-se à realização de uma Assembleia para a próxima terça-feira, 7 de agosto, às 14h30min, na sede do sindicato, tendo como pauta, a Portaria da UFPEL nº1098/2018, que aborda a liberação de horário para a qualificação dos TAE`s.