Reunião ampliada no Sindicato-ASUFPel discute as pautas locais e nacionais da categoria

Posse Festiva – ASUFPel 38 anos, Uma História de Lutas – Dia 8 de junho de 2018, às 20h30min
23 de maio de 2018
NOTA DE REPÚDIO
25 de maio de 2018
Exibir tudo

Reunião ampliada/Sindicato-ASUFPel



Neste dia 23 de maio a categoria dos/as servidores/as técnicos/as-administrativos/as de Pelotas e Capão do Leão realizou reunião ampliada na sede do ASUFPEL Sindicato, em razão das atividades do Dia Nacional de Lutas e Paralisações promovido pelo FONASEFE/FONACATE. O tema central dos debates foi a defesa dos serviços públicos e a exigência de abertura de negociações por parte do governo federal em relação às pautas da categoria.

Outros temas foram abordados na reunião que se estendeu durante toda a tarde, tais como:

- realização de campanha ampliada pela filiação ao sindicato e pelo fortalecimento do Conselho de Delegados; - consequências nefastas da Emenda Constitucional 95/2016, que congelou até 2036 os gastos públicos, dentre elas o arrocho salarial, a desvalorização da carreira e a precarização do serviço público, este último que tem afetado cotidianamente a UFPEL;

- alteração nas condições de realização de educação formal dos/as servidores/as da UFPEL, mediante a publicação da Portaria 1098/18 e nos critérios de concessão dos adicionais de insalubridade e periculosidade que tem dificultado significativamente a garantia destes direitos;

- a metodologia de flexibilização da jornada de trabalho em implantação pela Administração Central. Foi reafirmada pelos/as presentes a posição histórica do Sindicato pela flexibilização irrestrita como direito do/a trabalhador/a.

Finalmente, em consonância com o calendário de lutas da FASUBRA, foi ressaltada a necessidade de mobilização da categoria, assim como de construção coletiva com sindicatos coirmãos, de atividades contundentes para o Dia Nacional de Paralisação e Lutas, marcado pelo FONASEFE/FONACATE para 07 de junho.