Audiência Discutiu a Situação Financeira da UFPel

ASUFPel terá Parte de sua História Contada em Mestrado
24 de agosto de 2017
ASUFPEL – Henrique Fontana Assina Emenda Parlamentar
25 de agosto de 2017
Exibir tudo

Audiência discutiu a situação financeira da UFPel e o corte de investimentos nas Universidades Públicas

Mesa responsável pelos trabalhos convocou a comunidade pelotense para se somar ao movimento de resistência, e fortificar a luta em favor da educação pública.

Na manhã desta sexta-feira (25), aconteceu na Câmara de Vereadores de Pelotas-RS uma audiência pública para tratar dos insuficientes investimentos nas Instituições públicas de ensino, o que traz o sucateamento de bens e a pouca qualidade de serviços oferecidos.

No entendimento dos integrantes da mesa que conduziu os trabalhos da audiência pública, o atual momento em que se encontra as Universidades, é resultado de uma política desastrosa, que tem como máxima a retirada de direitos e o enfraquecimento da educação pública. O Reitor da Universidade Federal de Pelotas, nomeou alguns culpados para a crise financeira instalada na UFPel, entre eles: o atual governo. “A culpa pela situação orçamentária da UFPel é do governo federal que rompeu seu pacto social com as Universidades”, destacou Pedro Curi Hallal. A Coordenadora Geral do Sindicato ASUFPel, Maria Tereza Tavares Fujii, convidou os pelotenses para unir forças aos movimentos sociais. “Gostaria de agradecer a Câmara pelo espaço, e de convidar a comunidade pelotense para se somar aos movimentos de resistência”, disse Tereza.

Ao final, o proponente da audiência Marcos Ferreira PT/RS, disse que irá encaminhar ao Congresso Nacional, uma moção de apoio para as IFES, assim como, solicitar aos órgãos competentes: audiência pública com a prefeita de Pelotas-RS, Paula Mascarenhas, e criar um documentário sobre a UFPel, para ser vinculado na TV Câmara.  As planilhas contendo uma análise detalhada sobre o atual momento financeiro da UFPel, será disponibilizada nos canais de comunicação do sindicato.